2022/11/14

Acidente com Tesla mata duas pessoas na China

A Tesla volta a ser arrastada para as notícias, devido a um aparatoso acidente na China que, infelizmente, resultou em duas vítimas mortais.

O caso foi registado pelas (muitas) câmaras que a China detém, mostrando um Tesla Model Y que estava a estacionar e depois começa a acelerar de forma cada vez mais rápida pela estrada fora, enquanto aparentemente o condutor se vai tentando desviar dos outros veículos até tal se tornar impossível.

Embora o caso esteja a ser usado pelos críticos da Tesla para demonstrar as falhas do Autopilot, até ao momento tudo parece indicar que se trata de mais um caso extremo e lamentável de erro do condutor, que terá carregado no acelerador em vez do travão e, em pânico, pressionando-o cada vez mais enquanto tenta perceber o que se passa.

A Tesla diz que os registos mostram que o condutor não carregou no pedão de travão, e é preciso relembrar que já foi investigada no passado por causa das "acelerações fantasma", que até à data sempre vieram a demonstrar ter sido erro do condutor. Este caso, embora de forma inadvertida, acaba por ser em tudo idêntico aos casos de quem usou os seus veículos para abalroar deliberadamente pessoas em manifestações - sendo que nesses casos ninguém se insurgiu contra a marca dos veículos mas sim (e correctamente) contra a "besta" ao volante. Neste caso o condutor não terá tido essa intenção, mas talvez venha contribuir para que se tentem novas formas de tentar minimizar este tipo de incidentes de acelerações inoportunas por se carregar no pedal errado.



Actualização: os dados da investigação mostram que de facto se tratou de erro do condutor a pressionar o acelerador a 100%.

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O vídeo neste caso demonstra que há algo errado com o carro:

      1) ao acelerar no início o "carro" ou o condutor desvia-se da pessoa, logo queria evitar a colisão

      2) a aceleração durou imenso tempo, logo não foi por pressionar mal o pedal. Se pressiono mal vejo depois dum segundo que não é o correto e tiro ou troco.

      3) o software não é suposto ver que vai colidir e trava por ele mesmo?!

      Aqui cheira-me que houve aí algo no software

      Eliminar
    2. Os travões são mecânicos, tal como qualquer outro carro. Sempre que leio isto fico preocupado, claro, mas não consigo imaginar como o software causaria isto. Também acho que seria incrivelmente fácil de comprovar por eles meterem câmeras a apontar para os pedais...

      Eliminar
    3. É fácil ver a coisa de fora e pensar com calma. Será bem diferente estar ao volante do carro, a carregar num pedal que se pensa ser o travão e estar a acelerar cada vez mais.

      Conhecendo pessoalmente dois casos de pessoas que já passaram por acidentes devido a isto (de carregar no acelerador em vez do travão), não me custa nada imaginar o cenário.

      O software não faz nada contra a vontade do condutor. Quando muito desata a apitar a alertar para o risco de colisão, mas nunca se sobrepõe à acção de um condutor estar a carregar a fundo no pedal do acelerador. (Tem no entanto a salvaguarda de, quando se carrega no travão e acelerador ao mesmo tempo, dá prioridade ao travão e corta a potência).

      Eliminar
    4. O Nissan Leaf trava o carro em caso de deteção de colisão independentemente de o condutor estar ou não a acelerar. Isso já me aconteceu algumas vezes em curvas mais apertadas ou em filas por aproximar do carro da frente.

      Eliminar
    5. faz isso em *alta velocidade* ? normalmente é só a baixa velocidade

      Eliminar
  2. Poderá ter sido vitima de hacking? ou de um bug realmente raro que só se manifesta em ocasiões muito particulares...
    Eu acho que depois de uma conversa com o condutor, caso cheguem à conclusão que não foi culpa dele, deviam pensar em implementar um sistema de imobilização de emergência.

    ResponderEliminar
  3. O vídeo é horripilante!

    Imagino se fosse eu próprio (ou alguém próximo a mim) numa situação daquelas.

    Muito mau mesmo. 😣😣

    ResponderEliminar