2023/03/14

Amazon mostra antenas da rede satélite Kuiper

A Amazon recorreu à técnica habitual de Elon Musk para apresentar as antenas da sua futura rede de internet via satélite, mostrando antenas e prometendo melhor serviço que o Starlink - mas sem dizer quando é que isso acontecerá.

Jeff Bezos não seria Jeff Bezos se não quisesse ter a sua própria rede de satélites, ao estilo da Starlink da SpaceX de Elon Musk. No entanto, parte com enorme atraso, pois enquanto a constelação Starlink já conta com mais de 3500 satélites em órbita, o Project Kuiper da Amazon ainda não lançou nenhum. Algo que, no entanto, não impede a Amazon de fazer promessas e mostrar as suas antenas.

Por agora a Amazon mostrou três modelos de antenas satélite para o Project Kuiper, com tamanho diferenciado que possibilitam diferentes níveis de desempenho. A mais pequena é um quadrado com cerca de 18 cm de lado, que permitirá velocidades de internet de 100 Mbps. Depois temos uma ligeiramente maior, com 28 cm de lado, que permitirá velocidades de internet de 400 Mbps. E por fim, temos uma antena de maiores dimensões, e que tem preço alvo abaixo dos $400. Depois temos uma antena maior, com cerca de 48 x 76 cm, destinada a empresas, que permitirá velocidades de até 1 Gbps.
A Amazon faz questão de referir que estes terminais utilizam chips criados de raiz pela Amazon, capaz de lidar com tráfego de milhares de utilizadores simultaneamente, e podendo suportar ligações ponto-a-ponto através de uma ligação de micro-ondas para expandir a capacidade.

Mas, tudo isto fica dependente de existirem satélites no céu, e por agora a Amazon espera lançar dois satélites protótipo em Maio, a bordo de um foguete Vulcan Centaur da United Launch Alliance (relembrando que, por muito ambiciosas que sejam as suas aspirações espaciais, a Blue Origin ainda não fez um lançamento orbital), e começar a lançar a sua constelação no primeiro semestre de 2024 e iniciar o serviço comercial antes do final do ano.

1 comentário:

  1. Duvido muito que o Vulcan Centaur seja lançado em Maio. Os motores BE-4 da Blue Origin deram problemas.

    ResponderEliminar