2023/03/14

Notícias do dia

Homem abre Tesla Model 3 errado e segue viagem pensando que era o seu; OpenAI apresenta GPT-4 que percebe texto e imagens; Tesla Model S Plaid chega aos 350 km/h com novos travões cerâmicos (que só custam 20 mil euros!); Firefox Total Cookie Protection chega ao Android para maior privacidade; e Brasil apreende compras do Flipper Zero dizendo que é usado para actividades criminosas.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma pen USB SanDisk 64GB.

Google prepara AI para o Docs

A Google está a apressar-se para acompanhar a MS na inclusão de AI em praticamente tudo o que possa levar AI, e numa primeira fase isso passará por adicionar essas capacidades ao Google Docs, Sheets, e demais programas do Google Workspace.

Entre os exemplos apresentados, podemos ver coisas como pedir ao assistente AI para criar documentos com base em discussões via email, ou até de criar apresentações, incluindo as imagens necessárias para as ilustrar.
É provável que algumas (muitas?) destas funcionalidades apenas fiquem disponíveis para os clientes que já paguem uma subscrição Google One, e que a Google utilize isto como elemento para tentar angariar novos clientes.


Samsung entra na 3ª geração de chips de 4 nm

Apesar da TSMC já estar na geração dos 3 nm (supostamente, o próximo chip da Apple usado nos iPhone 15 já será feito nesse processo), a Samsung anuciou ter entrado numa nova etapa na produção em volume de chips de 4 nm, que agora conseguirão ter consumos ainda mais reduzidos devido à melhoria dos processos de produção.


Até agora a Samsung estava a ter apenas taxas de sucesso nos wafers de apenas 60%, enquanto a sua grande rival conseguia atingir 80%. E neste momento, tem sido essa a sua principal preocupação, de melhorar a viabilidade do processo de produção de 4 nm, antes de considerar a evolução para os 3 nm.


Waze com postos de carregamento eléctricos

Acompanhando a evolução automóvel, o Waze passa a disponibilizar informação mais detalhada sobre postos de carregamento eléctricos, incluindo os tipos de ficha disponíveis e potências de carregamento - com os utilizadores a poderem definir qual a ficha que o seu carro utiliza.

Na Europa as coisas não serão muito complicadas devido ao uso da ficha standard CCS, mas ainda assim será sempre vantajoso ter acesso a detalhes sobre as potências disponíveis no caso de se precisar de uma carga rápida.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O primeiro disco rígido - o IBM 350, criado em 1956 - tinha o tamanho de um armário e pesava cerca de 800 kg. Tinha uma capacidade de 5 milhões de caracteres de 6-bits, e uma velocidade de leitura de 8800 caracteres por segundo (ou seja, algo como 5MB de capacidade e 8.8KB/s de transferência). Permitiria guardar uma única página web actual (e não das muito grandes), a qual demoraria quase 10 minutos para ser transferida.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)