2023/03/27

Amesterdão quer reduzir velocidade de bicicletas eléctricas para 20 km/h

A cidade de Amesterdão quer aplicar um limite de velocidade de 20 km/h para bicicletas eléctricas nas faixas destinadas à circulação das mesmas.

Sendo aquela que se pode considerar a capital do transporte por bicicleta, Amesterão diz que tem que lidar com o facto de muitas bicicletas eléctricas estarem a cricular a velocidades de 30 km/h, ou até mais, nas faixas das bicicletas, tornando-se num risco acrescido para os demais utentes. Apesar da legislação europeia já limitar as bicicletas eléctricas a um máximo de 25 km/h (a partir daí, toda a velocidade terá que vir das pernas dos utilizadores e não do motor eléctrico), há muitas pessoas que removem esses limitadores para poderem circular a velocidades superiores.

A aplicação de um limite de velocidade é visto como sendo necessário por uns, que relembram que estas faixas já estão bastante congestionadas (66% das deslocações na cidade são feitas por bicicleta), enquanto é criticada por outros, que relembram que as bicicletas eléctricas já estão "legalmente" limitadas aos 25 km/h, e que quem as tiver modificado para velocidades superiores já estará a infringir a lei. De modo idêntico, também se poderá criticar que este limite seja aplicado apenas às bicicletas eléctricas e não de uma forma geral para todas as bicicletas.
Talvez a melhor opção seja mesmo tratar isto como se tratam as vias para os automóveis: onde temos limites de velocidade que não diferenciam se o condutor vai num carro a combustão ou eléctrico, ou se tem um carro económico ou um super-carro. Aplica-se um limite de velocidade em função das condições necessárias para a circulação em segurança, e pronto.

3 comentários:

  1. Como pessoa que costuma ir uma velocidade reduzida quando há outros presentes, eh pá não desçam o limite para 20 km/h isso é passo de caracol quando não há ninguém ao pé...

    ResponderEliminar
  2. Parece-me algo estúpido, uma vez mesmo que o motor da bicicleta elétrica esteja desligado é possível ultrapassar sem problemas os 25 km/h, desde que o terreno seja plano.

    ResponderEliminar