2023/03/13

Brasil apreende compras do Flipper Zero

Os brasileiros que quiserem explorar as capacidades do Flipper Zero arriscam-se a ficar com as suas encomendas apreendidas pela Anatel.

O Flipper Zero pode ter a aparência de um brinquedo, mas é uma versátil ferramenta de hacking e testes de segurança de sistemas wireless. Suporta comunicações RFID, NFC, Bluetooth, e até IR, e pode ser usado para fazer coisas como copiar chaves wireless de automóveis e controlos remotos para abertura de portas de garagens - e muito mais - há até exemplos de como pode ser usado para alterar o preço em bombas de combustível.

São precisamente essas capacidades que estão a preocupar a Anatel, que classificaram o Flipper Zero como ferramenta que facilita actividade criminosa, e por isso justificando a sua apreensão.
Isto faz com que se torne bastante mais complicado para os investigadores de segurança no Brasil poderem usar um Flipper Zero, e parece que nem mesmo os pedidos de homologação para uso pessoal, que permitiriam identificar os utilizadores que lhe pretendem dar um uso legítimo, têm sido bem sucedidos.

A própria EFF salienta que esta posição pouco impacto terá na utilização do Flipper Zero para actividades criminosas, sendo que essas pessoas facilmente encontrarão forma de importar os dispositivos por vias não-oficiais, penalizando apenas pessoas que lhes dariam uso legítimo e poderiam utilizá-lo para melhorar a segurança de outros produtos e equipamentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)