2023/03/10

Discos de vinil superam CDs nos EUA

Nos EUA os discos de vinil voltaram ao topo do formato físico, superando o volume de vendas dos CDs de música.

Depois de terem conquistado o topo dos formatos físicos de música em receita, os discos de vinil conquistam agora a primeira posição em termos de unidades vendidas nos EUA, com 41 milhões de discos vendidos versus 33 milhões de CDs. É um verdadeiro regresso ao passado, pois desde 1987 que os CDs estavam na liderança das vendas.

É um indicador claro do novo apreço que os discos de vinil têm encontrado entre os apreciadores de música em suporte físico, e que tem vindo a aumentar de ano para ano, mas que é necessário manter em contexto com o panorama global da música, onde o streaming continua a dominar com 84% das receitas (o formato físico representa apenas 11%).
Um pormenor curioso - ou não - é que a de venda de música em formato digital continua a cair, representando agora cerca de 3% do sector. Algo que poderá estar relacionado com a eterna tentativa de armadilhar os downloads da música comprada com o sempre obtuso DRM, e que incentivará quem quiser ter música em formato digital a recorrer a outras fontes que assegurem que a música continuará a poder ser ouvida mesmo quando a empresa X ou Y encerrar os servidores de DRM ou decidir mudar de sistema de DRM e deixar todos os anteriores clientes pendurados.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)