2023/03/04

NASA desvia asteróide com sucesso

A missão DART foi bem sucedida, demonstrando a viabilidade de desviar asteróides que potencialmente estejam em risco de colidir com a Terra.

No ano passado pudemos assistir a uma das mais curiosas missões da NASA, que ia avaliar o efeito que teria a colisão de uma sonda com o asteróide Dimorphos, a nível de alterar a sua trajectória. E agora, a análise dos resultados revela que a missão foi bem sucedida.

A NASA conclui que este sistema, de fazer colidir uma sonda espacial com um asteróide, será viável para asteróides com até 800 metros de diâmetro, sem que sequer seja necessária uma missão de reconhecimento. Mas, o mais importante continuará a ser a componente de os detectar atempadamente, preferencialmente com décadas de avanço, para que se possa preparar a missão e alterar a sua trajectória atempadamente.

A parte positiva é que não há nenhum asteróide conhecido que esteja em risco de colisão com a Terra durante os próximos cem anos; resta manter um olhar atento para apanhar os desconhecidos.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)