2023/03/16

Notícias do dia

Portugal adopta alertas via Cell Broadcast; NASA revela fatos espaciais para o regresso à Lua; Google quer certificados TLS com validade de 90 dias; TikTok "refresh" faz reset aos conteúdos apresentados; e falha no Outlook permitia roubo de passwords por via do som das notificações.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma pen USB SanDisk 64GB.

OpenAI criticada pelo secretismo do GPT-4

A OpenAI apresentou recentemente o mais poderoso e avançado GPT-4, mas não se livra de críticas quanto à falta de informação sobre ele.

Ao contrário do que é habitual, a OpenAI não revelou quantos elementos foram usados para treinar este modelo, nem qual a sua origem. Elementos que habitualmente eram disponibilizados, e até gabados por marcarem novos recordes nestes sistemas. Em vez disso, a OpenAI adopta posição defensiva dizendo que é para proteger a sua tecnologia e não revelar detalhes aos rivais. Uma posição que demonstra de forma bem clara o quanto as coisas mudaram desde a altura em que a empresa foi criada "sem fins lucrativos" e com objectivo de partilhar os avanços nos sistemas AI.


AI da Baidu não convence

A Baidu (a "Google da China") também tem estado a fazer os possíveis por entrar na corrida da inteligência artificial, e tinha prometido mostrar um sistema superior ao utilizado pelo ChatGPT.

No entanto, o evento de apresentação limitou-se a mostrar uma interacção pré-gravada com o assistente, nem sequer possibilitando uma conversa dinâmica e ao vivo, o que desde logo levantou sérias dúvidas quanto ao seu grau de desenvolvimento e, acima de tudo, demonstrando uma total falta de confiança de que estivesse pronto para uma apresentação pública.


Samsung supera Xiaomi na Índia

A Samsung conseguiu ascender à primeira posição na tabela de smartphones na Índia, destronando a Xiaomi.

Isto acontece numa altura em que a Índia tem estado a aplicar restrições a produtos chineses, mas também revela uma tendência interessante, com o mercado indiano a também migrar dos smartphones low-cost (que eram a aposta da Xiaomi) para smartphones de gama média e gama alta (que têm sido a aposta da Samsung).


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O jogo Honor of Kings é actualmente o jogo mais jogado do mundo, conseguindo obter uma média de 100 milhões de jogadores por dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)