2023/03/03

Notícias do dia

Brave lança resumo AI nas pesquisas; WhatsApp prepara-se para aproveitar ecrã de tablets e dobráveis; Apple açambarca produção de chips de 3nm para o iPhone 15; Tesla prepara carregamento ilimitado à noite por $30; BlackLotus UEFI bootkit ultrapassa Secure Boot no Windows 11.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te valer uma coluna BT Tronsmart Groove Force Mini.

Meta corta preço dos óculos VR Quest Pro e Quest 2

Não foi preciso esperar pela apresentação dos óculos VR da Apple para dar início a uma aparente guerra de redução de preços no sector. A Meta veio trazer as boas (e más) notícias, de que os seus óculos Quest Pro vão passar de 1499 dólares para 999 dólares, e que a versão de 256 GB dos Quest 2 passa de 499 dólares para 429 dólares.

É uma redução significativa, especialmente no caso dos Quest Pro, que é feita com a justificação de o tornar "mais acessível para empresas e profissionais em todo o mundo"; mas há quem diga que também pode ser apenas um plano da Meta tentar despachar o stock existente e não se arriscar a ficar com óculos que depois poderá ter dificuldade em vender após a Apple apresentar os seus óculos VR (que os rumores indicam que terá um preço de 3000 dólares).


Filtro AI Bold Glamour do TikTok gera polémica

O filtro Bold Glamour do TikTok está a gerar polémica, por tirar partido das mais recentes tecnologias para criar uma versão "perfeita" do rosto dos utilizadores de forma ultra-realista.

Ao contrário dos filtros tradicionais, que facilmente deixam de funcionar quando se move demasiado o rosto ou fica parcialmente escondido, este filtro atinge um nível "deep fake" ao poder transformar por completo a pessoa, mostrando-lhe uma hipotética versão "bonita" que poderá acabar por causar stress acrescido quando a pessoa volta a ver-se tal como é; especialmente no caso de adolescentes e outras pessoas que já se sintam fragilizadas quanto à sua aparência física.


Stable Diffusion lança plugin para o Blender


Quem usar o Blender pode, a partir de agora ter acesso à criação de texturas e efeitos do gerador de imagens AI Stable Diffusion. As texturas podem ser geradas a partir de uma descrição por texto, ou então podem aplicar-se diferentes estilos às imagens geradas, para avaliar e explorar diferentes possibilidades artísticas.

O Stability for Blender nem sequer precisa de um GPU dedicado para funcionar, mas está dependente de se ter uma ligação à internet e chave para acesso à API.



Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A Netflix foi fundada em 1997, na altura focando-se na venda e aluguer de DVDs enviados pelo correio - evitando a necessidade de deslocação a um videoclube.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)