2023/03/31

Notícias do dia

Samsung deixa testar Galaxy S23 via app em qualquer Android ou iPhone; InvoiceXpress aumenta preços de um dia para o outro; Framework Laptop 16 promete acessórios modulares; Bing AI começa a mostrar publicidade nas respostas; Google diz que vai melhorar o Bard substancialmente; e falha no protocolo WiFi pode revelar dados em plaintext.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um hub USB 3.0 Anker 4-portas.

Virgin Orbit suspende operações

Os planos de Richard Branson de lançar satélites a partir de aviões foram postos em pausa, e parecendo pouco provável que voltem a ser reactivados.

A Virgin Orbit está a suspender operações e vai despedir 85% do pessoal. A empresa tinha como objectivo fazer lançamentos económicos de satélites a partir de um Boeing 747 modificado, que transportaria o foguete até mais de 10 mil metros, sendo depois lançado em pleno voo. Desde 2020 só efectuou seis missões, das quais apenas quatro foram bem sucedidas. Para comparação, a SpaceX tem feito lançamentos quase semanalmente, tanto para o lançamento dos satélites Starlink, como satélites de clientes, e também voos de carga e astronautas para a Estação Espacial Internacional.


Google facilita pesquisas no Google Drive

Com os retoques de design Material You no Google Drive, a Google aproveitou a oportunidade para facilitar a pesquisa no serviço.

Os utilizadores passam a contar com botões de acesso rápido de pesquisa, com botões para filtrar por tipo de ficheiro (incluindo atalhos, pastas e ficheiros comprimidos), por pessoa, ou por data da última modificação.


Itália proíbe ChatGPT por violação de privacidade

A entidade reguladora de privacidade de Itália proibiu o popular chatbot AI ChatGPT da OpenAI, dizendo que efectua a recolha ilegal de dados pessoais e que não tem mecanismos para impedir que os utilizadores menores sejam expostos a respostas que não são adequadas à sua idade.

Aparentemente, os dados em questão serão os dados que foram utilizados no treino do modelo, que usou milhares de milhões de elementos recolhidos da internet, e que entidade considera que incluem dados de cidadãos italianos que não deram o seu consentimento para tal. O que é certo é que a OpenAI tem 20 dias para responder, ou arrisca-se a multas de até 20 milhões de euros ou 4% da sua facturação anual.




Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O foguete Saturn V que permitiu a ida à Lua pesava 2800 toneladas. Para comparação, o popular Falcon 9 da SpaceX pesa 550 toneladas, e o Falcon Heavy fica-se pelas 1400 toneladas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)