2023/04/27

Advogados de Musk usam defesa deepfake

No caso de um acidente mortal num Tesla conduzido pelo Autopilot, os advogados de Elon Musk tentam eliminar as suas promessas quanto à segurança do sistema, dizendo que podem ser deepfakes.

Não é preciso procurar muito para se encontrarem vídeos onde Elon Musk assegura que o modo de condução 100% autónoma dos Tesla está mesmo, mesmo a chegar (há anos), e onde diz que mesmo no seu estado actual já providencia uma condução mais segura que a de um humano ao volante. Mas os seus advogados querem eliminar por completo essas declarações, dizendo que podem não ter sido ditas por Elon Musk.

Enquanto figura pública, muitas vezes envolta em controvérsias, os seus advogados dizem que Elon Musk é um candidato preferencial para a criação de deepfakes, e que por isso não se pode assumir que os vídeos onde ele diz essas coisas sejam realmente vídeos de Elon Musk. Uma desculpa que, se for aceite pelos juízes, praticamente dá carta branca para que todas as figuras públicas possam dizer aquilo que muito bem entenderem, e depois usarem o argumento de que tudo não passa de um vídeo deepfake.

A juíza deste caso parece não estar muito receptiva a este tipo de argumentação, que diz ser bastante preocupante no sentido de se tentar ilibar de todas as declarações públicas que possa ter feito, mas facilmente se pode imaginar que outro juiz pudesse ter uma posição completamente diferente.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)