2023/04/01

iPhone 15 Pro vai ter antena extensível

Para melhorar a conectividade via satélite, a próxima geração iPhone 15 Pro vai recuperar as antenas extensíveis que em tempos eram comuns nos smartphones.

As gerações mais recentes podem não se recordar, mas durante algumas décadas foi comum ver os telemóveis equipados com antenas. Foi algo que acabou por se tornar desnecessário com a evolução da tecnologia e melhoria da cobertura das redes móveis, mas é também algo que alguns utilizadores que moram em zonas com cobertura deficiente ainda poderão recordar com saudade. E agora, parece que a Apple se prepara para lhes fazer a vontade.

A diferença é que, desta vez, a antena não surge por causa das redes móveis terrestres mas sim por causa das comunicações satélite. Os iPhone 14 estrearam as comunicações de emergência via satélite - que agora também já estão disponíveis em Portugal - mas obrigam a manter um alinhamento para efectuar essa comunicação (guiado pelo próprio iPhone) e podem ser necessários vários minutos para que a comunicação seja efectuada, dependendo das condições de cobertura. É algo que a Apple quer acelerar na próxima geração, com o auxílio de antenas de maiores dimensões que, quando recolhidas, deverão manter-se completamente indetectáveis de acordo com as regras de design da Apple.

Esta aposta em antenas de maior dimensão também faz antever que a Apple esteja a preparar-se para expandir as comunicações via satélite para fins mais generalistas em vez de as direccionar apenas para efeitos de emergências. Algo que se deverá tornar prioritário tendo em conta que a rede Starlink deverá possibilitar esse tipo de uso com a sua nova geração de satélites.

2 comentários:

  1. Feliz dia das mentiras ;-)

    ResponderEliminar
  2. Espectacular! E segundo os rumores, já estão a prever que o iPhone 16 Pro consiga comunicar com a base lunar que brevemente vai ser construída.

    ResponderEliminar