A Intel está a mudar a designação dos seus CPUs. Em vez dos Core i9, Core i7, Core i5 e Core i3, os CPUs passarão a ser designados apenas por Core e Core Ultra, com o Core a referir-se aos CPUs mais comuns, como um Intel Core 3, e o Core Ultra a servir para os chips com melhores características como o Intel Core 9.
Embora o "i" também pudesse ser associado a "I"ntel, a Intel refere que a designação podia fazer com que algumas pessoas pudessem fazer a associação a produtos da Apple - que, particularmente após o lançamento do iPhone, se tornou na marca que imediatamente se pensa sempre que se vê alguma "iCoisa". Por outro lado, a utilização da referência "Ultra", que também é usada pela Apple (no Apple Watch Ultra), continuará a poder ser criticada... embora a Apple não possa, nem deva, ter exclusividade na adopção de qualquer palavra genérica.
A Intel manterá a referência técnica dos CPUs, para que os fãs e utilizadores mais técnicos possam continuar a saber exactamente que chip se trata, como por exemplo:
- Intel Core Ultra 9 processor 1090H
- Intel Core Ultra 7 processor 1070K
- Intel Core 5 processor 1050U
Por outro lado, a Intel também deixará de fazer referência à "geração" dos chips. Uma medida que pode ser criticada por parecer uma forma da Intel agradar aos seus clientes (fabricantes), dificultando o processo dos consumidores saberem se estão a comprar computadores com o CPU mais recente.
Na gama intermédia veremos modelos a usar o mesmo número, como o Intel Core 5 e também um Intel Core Ultra 5, ou Intel Core 7 e também um Intel Core Ultra 7. Neste caso, poderá simplificar o processo de diferenciar entre chips "i5" e "i7" que anteriormente obrigariam a decifrar a sua referência técnica - o que não seria simples para a maioria dos consumidores comuns.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)