EcoFlow facilita instalações solares em apartamentos; Google Pixel recebe novidades de Junho e Visualização Imersiva do Google Maps chega a Portugal; REN quer carregar carros eléctricos via Muita Alta Tensão; e Heat maps "anónimos" do Strava permitem identificar utilizadores.
Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma fita LED para TV.
Meta cria modelo AI capaz de interpretar imagens de forma mais humana
A Meta anunciou ter desenvolvido um novo modelo AI, chamado I-JEPA (Image Joint Embedding Predictive Architecture) que tenta replicar a forma como o cérebro humano interpreta visualmente o mundo.Além do reconhecimento de pessoas, animais e objectos, a Meta espera utilizar este modelo de modo a conseguir criar descrições automáticas de coisas como filmes e vídeos; tornando possível fazer-se coisas como "em que filme se pode ver uma pessoa a sentar-se num sofá vermelho em frente a uma lareira".
Google com prova de roupa virtual
A Google lançou um sistema AI destinada aos vendedores de roupa online, que permite aplicar roupa virtualmente em pessoas com diferentes tipos de corpo - seleccionáveis pelos utilizadores - de modo a ficarem com uma melhor ideia de qual será o resultado final.
Não será difícil antever que, caso óculos de realidade aumentada, como o Vision Pro da Apple, se venham a popularizar, este será o tipo de coisa que poderia ser feito vendo-se a roupa num modelo virtual representativo do utilizador (além do scan do rosto, não seria difícil avançar para o scan do corpo completo). Numa fase posterior, até poderia ser usado para se ter roupa ajustada por medida tendo por base esse scan 3D.
IBM anuncia nova vitória na computação quântica
A IBM anuncia um novo avanço na computação quântica, usando o seu chip quântico de 127 qubits para simular o comportamento de 127 ímanes de escala atómica.A computação quântica continua a ser uma área demasiada esotérica para a maioria das pessoas, especialmente tendo em conta que anteriores "avanços" se revelaram bem mais modestos do que se esperava. Em 2019 a Google anunciou um grande avanço, dizendo que tinha feito cálculos que demorariam milhares de anos a fazer em chips convencionais, mas depois revelando-se que não era bem o caso. Mas desta vez, pode ser mesmo esse o caso. A simulação efectuada é demasiado complexa para ser calculada até mesmo por um super-computador, mas foi algo que este chip quântico conseguia fazer em apenas 1 ms.
No entanto, continua a ser algo que será vantajoso para investigadores e laboratórios, e ainda não é desta que o mundo pode ver um resultado prático e concreto, aplicado numa melhoria revolucionária. Que tal colocar estes chips a desenvolverem uma bateria com capacidades muito superiores às actuais; ou a criarem micro reactores de fusão nuclear à escala sub-atómica, para se ter energia ilimitada em tudo o que se deseje? :)
Curtas do dia
- Seguros digitais aumentam 50% devido a ataques de ransomware
- Hino de protesto de Hong Kong desaparece das plataformas digitais
- Qualidade dos resultados do Google já sofre com protestos no Reddit
- Google responde às preocupações da UE referentes à sua plataforma de publicidade online
Resumo da madrugada
- Tablet Teclast M40 Plus a €127
- Google Pixel recebe novidades de Junho
- IM LS7 com versões mais baratas na China
- Nothing Phone (2) apresentado a 11 de Julho
- Fita LED Goovee TV Ambilight com câmara a €71
- EcoFlow facilita instalações solares em apartamentos
- Heat maps do Strava permitem identificar utilizadores
- Visualização Imersiva do Google Maps chega a Portugal
- YouTube baixa requisitos para ganhar dinheiro com vídeos
- REN quer carregar carros eléctricos via Muita Alta Tensão
Curiosidade do dia: O RSS foi lançado pela Netscape em 1999 no seu portal MyNetscape, mas acabou por abandoná-lo. O sistema ainda é utilizado hoje em dia, como forma de subscrever notícias e sites na web sem necessidade de visitar cada site individualmente.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)