2023/06/23

Notícias do dia

Submersível Titan sofreu implosão catastrófica captada por microfones da marinha norte-americana; Facebook sem notícias no Canadá para não ter que pagar por isso; Asus Zenfone 10 vai manter ficha de headphones; câmara Sky Live quer dar interactividade aos televisores; e browser DuckDuckGo chega ao Windows quase um ano após a versão mac.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um localizador Tile.

Google promete reduzir chamadas de emergência falsas

As chamadas de emergência feitas automaticamente pelos smartphones podem ser convenientes, mas podem também tornar-se um problema quando são feitas inadvertidamente sem qualquer justificação.

Perante reclamações crescentes dos serviços de emergência, que têm que gastar precioso tempo e recursos a lidar com estas chamadas, a Google comprometeu-se a trabalhar com os fabricantes de smartphones Android para minimizar o risco destas chamadas poderem ser feitas acidentalmente. Actualmente, as chamadas de emergência nos Android são iniciadas carregando-se no botão de power mais de cinco vezes em sequência, mas essa é uma activação que parece ser feita sem intenção.

Note-se que no final do ano passado também os iPhones e Apple Watch foram alvo de crítica idêntica, ao iniciarem chamadas de emergência em estâncias de esqui.


Amazon Echo com vídeos de meteorologia

A Amazon está a expandir a informação meteorológica nos Echo Show, disponibilizando os vídeos das previsões do estaodo do tempo.

Se muitas pessoas podem preferir a apresentação concisa da previsão meteorológica apresentada nos Echo, haverá também aqueles que podem gostar de ver a previsão no formato de vídeo tradicional usado pelos canais de televisão. E para esses a Amazon passa a disponibilizar esses vídeos nos seus Echo Show, por agora começando por algumas dezenas de cidades nos EUA, mas com intenção disso acabar por ser expandido a todos os locais onde existam vídeos das previsões.


WhatsApp com configuração de proxy

O WhatsApp está a dar mais opções aos utilizadores para manterem a app funcional em locais onde possam enfrentar censura governamental, disponibilizando configuração avançada de proxies.

Os proxies servem como ponto de comunicação intermédio no caso da app não poder comunicar directamente com os servidores oficiais. Até agora a app apenas permitia definir o endereço do proxy, mas as versões beta estão a permitir a configuração das portas a utilizar, e também a activação de TLS para maior segurança. No entanto, mesmo no caso de não se usar TLS, há sempre a protecção da encriptação end-to-end aplicada às mensagens e conteúdos.

Alguns utilizadores também estão a ver uma opção que permite exportar a configuração do proxy para partilha rápida e fácil com os seus contactos.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Durante a "corrida à Lua" foram construídos 15 foguetes Saturn V, dos quais 13 foram lançados para o espaço. O foguete era tão poderoso que uma das principais preocupações era garantir que o mesmo não explodiria na plataforma de lançamento, já que seria uma explosão com força equivalente a uma pequena bomba nuclear. Por isso mesmo, o sistema garantia que os motores permaneceriam em funcionamento durante um mínimo de 30 segundos após o lançamento. Se tivesse que explodir, esperava-se que só o fizesse quanto já estivesse longe.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)