Depois da sua remoção em Abril, os emuladores de consolas antigas estão de regresso à Xbox, usando um novo método que será "indetectável" pela Microsoft.
Em Abril a Microsoft bloqueou os emuladores na Xbox (pensa-se que de modo preventivo para evitar chatices com a Nintendo). Mas, se há coisa que o tempo tem demonstrado, é que as comunidades de fãs e developers raramente desistem, e este entrave apenas serviu como desafio para que encontrassem novas formas para o fazer. E, passados uns meses, foi exactamente o que aconteceu.
Os emuladores estão de regresso à Xbox no "modo retail", tirando partido de uma série de modificações que, os seus criadores, dizem ser praticamente impossíveis de detectar pelos sistemas automáticos da Microsoft. Apesar disso, estão conscientes de que será uma questão de tempo até a MS bloqueie manualmente o emulador, pelo que também já têm preparado uma forma automatizada que, quando tal acontecer, lançará nova versão do emulador sob nova conta.
É pena ver a comunidade de fãs de emuladores e jogos antigos ser perseguida em vez de ser apreciada; ainda para mais quando se assiste a um desaparecimento cada vez maior dos jogos "relativamente recentes", que deixam de ser jogáveis devido ao encerramento de servidores (especialmente no caso de jogos exclusivamente multiplayer); ou de mudança de arquitecturas (como quando a Apple mudou o iOS para exclusivo 64-bits, deixando para trás todos os jogos de 32-bits que não foram actualizados).
Veja-se também o exemplo do jogo Titanfall original, que também não pode ser jogado depois de ter sido alvo de ataques constantes aos seus servidores, e que a EA simplesmente optou por fazer desaparecer.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)