A NASA vai encerrar o programa do avião eléctrico X-57 Maxwell sem que tenha completado um único voo.
Tal como se tem assistido a uma electrificação dos automóveis nas estradas, também se olha com expectativa para a possibilidade de se eliminarem as emissões poluentes nos aviões, com aviões eléctricos. O X-57 Maxwell era um programa que visava avaliar diversas soluções para aviões eléctricos, mas que agora chega ao fim sem que tenha concretizado um voo na sua versão final.
O X-57 Maxwell utilizou como plataforma um Tecnam P2006T, com os seus dois motores a combustão substituídos por dois motores eléctricos. No entanto, o objectivo final era utilizar 14 motores eléctricos ao longo de toda a asa, que permitiriam um voo com maior eficiência aerodinâmica e energética, a par de menor nível de ruído e com redundância acrescida.
Ainda assim, a NASA diz que o programa foi um sucesso e permitiu recolher uma quantidade apreciável de dados que irão influenciar projectos futuros, tendo também sido aplicadas diversas soluções para coisas como o aquecimento das baterias, ou a eliminação de interferêcias electromagnéticas nos sistemas do avião.
Apesar deste programa ter sido concluído, a NASA tem em curso diversos outros programas que exploram aeronaves eVTOL e outras aeronaves com propulsão eléctrica.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)