iPhone original de 4GB rende $190K em leilão; Noruega proíbe publicidade direccionada no Facebook e Instagram durante três meses; Threads com 1/5 dos utilizadores activos do Twitter; Xbox Live Gold dá lugar ao Xbox Game Pass Core em Setembro; Enphase lança baterias IQ em Portugal e Espanha; Reddit apaga conversas anteriores a 2023; e ataques de malware via pen USB estão a aumentar.
Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um bloco de tomadas com USB.
Nissan recolhe 1.4M de automóveis - incluindo o Leaf
A Nissan vai recolher quase 1.4 milhões de automóveis, na Europa, EUA e Japão, abrangendo modelos como o Leaf, Note, Kicks, e Serena.Existem vários problemas que foram detectados, como a possibilidade de um curto-circuito que pode desligar os motores em andamento, e outro que pode provocar acelerações indesejadas ao se desactivar o cruise control. A marca diz que até à data não há registo destes problemas terem provocado qualquer acidente, mas obviamente que é o tipo de coisa a que nenhum condutor irá querer ficar sujeito^- a não ser que a aceleração automática pudesse ser usada como desculpa para ilibar passagens nos radares a velocidade superior à do limite.
Teams sob investigação anti-concorrencial da UE
A Microsoft volta a enfrentar nova investigação referente à sua prática habitual de "incluir" produtos não solicitados junto com outro, que podem revelar-se ser uma prática que viola as regras de concorrência.Neste caso trata-se do facto da MS incluir o Teams juntamente com o Office, e que já tinha sido alvo de queixa do Slack em 2020. Apesar da MS deixar de fazer a instalação automática do Teams com o Office, as medidas poderão ser insuficientes, e é isso que esta investigação da UE irá determinar. O que sei é que tenho o Teams no meu PC com Windows 11, mesmo sem usar o Office e sem o ter instalado deliberadamente; o que já me parece ser abusivo - mesmo se também não é por isso que me sinto tentado a dar-lhe uso.
Rússia proíbe uso de iPhones por receio de espionagem
As autoridades russas proibiram o uso de iPhones e outros equipamentos Apple por funcionários do governo, por considerarem que a Apple tem assistido as agências de espionagem norte-americanas.A medida surge na sequência do FSB dizer que detectou uma campanha de espionagem em diversos iPhones de funcionários, sem no entanto fornecer quaisquer provas. De resto, há que relembrar que mesmo que tal se tivesse verificado, há muitas outras entidades que têm usado spyware em iPhones, como o infame Pegasus do NSO Group, que podia ser comprado por qualquer entidade apesar da empresa dizer que só o disponibilizava para clientes que o utilizassem para "fins legítimos", e que foi repetidamente apanhado em acções de espionagem contra políticos, jornalistas e activistas.
Curtas do dia
- Corsair compra fabricante de teclados mecânicos Drop
- Sony faz acordo com Microsoft para 10 anos de Call of Duty na PlayStation
- Ford corta preço da Ford F-150 Lightning dos 60 mil para os 50 mil dólares
- MS confirma actualização 23H2 para Windows 11 antes de um eventual Windows 12 em 2024
Resumo da madrugada
- Ataques de malware via pen USB estão a aumentar
- Estúdios querem usar réplicas digitais de actores sem pagar
- GitHub com passkeys (em beta)
- Consola portátil Tetris multiplayer com ESP32
- Motor BE-4 da Blue Origin explode durante teste
- Enphase lança baterias IQ em Portugal e Espanha
- Bicicletas com transmissão eléctrica usam pedais como gerador
- Tesla anuncia primeiro Cybertruck produzido na Gigafactory Texas
- Mitsubishi suspende vendas na China por falta de modelos eléctricos
- Reddit apaga conversas anteriores a 2023
- Opel com versões eléctricas de todos os modelos em 2024
- Wave-tracing leva o ray-tracing a níveis mais realistas
- Bosch lança máquinas de lavar loiça com zonas programáveis
- Mercedes com "Mudança Automática de Faixa de Rodagem" na Europa
- Jogo PS5 "só possível com SSD" funciona nos PCs com discos normais
- Vulnerabilidade TootRoot permitia controlar servidores Mastodon com uma única mensagem
- Powerbank Veger 30000 mAh a €30
- Faceook reforça aposta nos vídeos
- YouTube Quizzes chegam a iPhones e PCs
- Powerbank Baseus USB-C 65W 20000mAh a €52
- iPhone original de 4GB rende $190K em leilão
- Threads com 1/5 dos utilizadores activos do Twitter
- Xbox Game Pass Core substitui Xbox Live Gold em Setembro
- Noruega proíbe publicidade direccionada no Facebook e Instagram
Curiosidade do dia: As sondas Voyager 1 e Voyager 2 foram lançadas em 1977 com o objectivo de explorar os planetas mais distantes do sistema solar. Passados mais de 40 anos, e tendo sido os únicos objectos terrestres a sair do sistema solar, ainda continuam a enviar informação para a Terra. Curiosamente, a Voyager 2 foi a primeira a ser lançada, a 20 de Agosto de 1977, com a Voyager 1 a seguir-se passados 16 dias, a 5 de Setembro.
"O que sei é que tenho o Teams no meu PC com Windows 11, mesmo sem usar o Office e sem o ter instalado deliberadamente; o que já me parece ser abusivo - mesmo se também não é por isso que me sinto tentado a dar-lhe uso."
ResponderEliminarI rest my case.
Tenho visto em empresas que assim que o user faz login, o teams abre e salta para a frente do que quer que se esteja a fazer... mais intrusivo era difícil...
ResponderEliminar