A Solidigm tem nova oferta de SSDs de grande capacidade, de até 64 TB, destinados aos servidores e data centers.
Enquanto nos computadores domésticos já nos podemos dar felizes por ter acesso a SSDs de com 1 TB ou 2 TB a preços relativamente acessíveis, noutros sectores o que importa é a densidade de armazenamento, interessando ter a máxima capacidade possível no menor volume de espaço. E a Solidigm tem nova oferta para essas aplicações.
Tirando partido das memórias flash QLC (quad-level), a Solidigm tem agora SSDs com até 64 TB de capacidade, e apesar das desvantagens destas células em termos de longevidade, a empresa diz ter implementado sistemas que as tornam competitivas face às memórias TLC (triple-level).
Aumentar o número de níveis por célula consiste em guardar mais estados em vez do "0" e "1" digitais, mas significando que cada célula passa a ter maior possibilidade de erros ao ter que guardar tensões analógicas dentro de limites cada vez mais apertados. Numa memória QLC cada célula pode guardar até 16 estados, resultando em oito vezes mais capacidade que as células puramente digitais com dois estados.
Infelizmente, estes SSD são destinados a data centers e servidores, pelo que ainda não é desta que podemos adicionar 64 TB a um portátil. Mas, também não deveria ter um preço muito compatível com a carteira da maioria dos utilizadores.
2023/07/25
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)