O ChromeOS poderá oficializar a separação do browser e do sistema já no próximo ChromeOS 116.
A separação do Chrome do ChromeOS é algo que tem vindo a ser preparado há alguns anos, e que agora parece estar prestes a concretizar-se, podendo ocorrer já no próximo ChromeOS 116.
O lançamento do ChromeOS enquanto sistema integrado e assente no browser oferece muitas vantagens, mas também sofre de várias desvantagens. Uma delas é tornar as actualizações do browser, que ocorrem com relativa frequência e muito sujeitas a terem que lidar com vulnerabilidade 0-day, mais demoradas.
Com a separação do browser, o ChromeOS torna-se mais parecido com um sistema operativo comum, possibilitando que o Chrome seja actualizado de forma independente, como qualquer programa ou app - e com maior celeridade. Actualmente, é normal que as actualizações de segurança do ChromeOS só cheguem cerca de uma semana depois de terem sido aplicadas no Chrome normal.
A outra vantagem que este sistema possibilita, é a de se continuar a actualizar o browser mesmo após o equipamento ChromeOS deixar de receber actualizações do sistema - algo que actualmente faz com que os Chromebooks se tornem pisa-papéis após o fim do suporte oficial (a não ser que se recorra a soluções alternativas, como instalar Linux ou o ChromeOS Flex).
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)