2023/08/04

Notícias do dia

Windows começa a impingir Microsoft Rewards; Google avisa quando dados privados surgirem na net; ChromeOS 116 pode marcar separação do sistema e browser; Brave com pesquisa de imagens e vídeos sem usar Google e Bing; e falência da VanMoof deixa em risco bicicletas inteligentes.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma pen USB SanDisk.

TikTok deixa desligar algoritmo de personalização na Europa

O TikTok vai deuxar que os utilizadores europeus desliguem o seu algoritmo de personalização de conteúdos nos feeds For You e Live. Em vez dos conteúdos apresentados em função de cada utilizador, passará a mostrar apenas os vídeos mais populares para cada região, sem utilizar dados recolhidos do utilizador; e os feeds Following e Friends apresentarão os conteúdos por ordem cronológica sem reordenamento pelo algoritmo.

A medida não ocorre por mero acaso, sendo uma exigência do Digital Services Act (DSA) europeu, que exige que as grandes plataformas tenham que dar opção aos utilizadores para que os seus dados de tracking não sejam utilizados para qualquer tipo de "personalização" - e que afectará outras plataformas como o Facebook, Google, etc. A Meta já está a preparar a opção para que os utilizadores não vejam publicidade direccionada com base no tracking, limitando-se a apresentar publicidade genérica.


App Chirp do Twitter no Apple Watch dá lugar a Stomp com Mastodon

As poucas apps não oficiais do Twitter que restam podem ter durado até agora mas não estão esquecidas. A app Chirp, que se diferenciava por se focar em levar o Twitter para o pulso dos utilizadores via Apple Watch também viu o seu acesso ser terminado, ditando o seu encerramento.

À semelhança do que outros criadores de apps do Twitter fizeram, também aqui o encerramento de uma app serve como oportunidade para lançamento de uma nova: a app Stomp, que é em tudo idêntica ao Chirp, mas utilizando a rede Mastodon.


Comunidades do Reddit abandonam protesto "John Oliver"

Três das maiores comunidades do Reddit que mantinham o protesto John Oliver vão terminar essa fase e retomar a actividade habitual.

A comunidade r/aww com mais de 34 milhões de subscritores diz que a medida era temporária, e que tendo-se passado mais de um mês sem que tenha havido qualquer receptividade por parte do Reddit, deixa de fazer sentido manter o protesto. A r/videos já tinha abandonado a fase John Oliver, passando a exigir que todos os vídeos contivessem asneiras. E a r/pics, que até contou com a participação activa de John Oliver a publicar imagens, também fez desaparecer todas as referências e ligações ao mesmo.

Ainda assim, existem mais de 1800 subreddits que se mantêm privados em protesto, e que potencialmente se arriscam a ver o seu controlo assumido pelo Reddit - pelo menos no caso das comunidades com número de subscritores significativo.


Curtas do dia


Resumo da madrugada


Curiosidade do dia: O termo Podcast resulta da combinação de iPod e broadcast, tendo sido usado pela primeira ver pelo jornalista Ben Hammersley em 2004 num artigo para o jornal The Guardian.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)