A Samsung vai utilizar o seu sistema de "empilhamento" para criar um SSD de 256 TB, mas que será destinado aos data centers e não para os consumidores.
Embora não tenha ainda revelado em que formato irá ser disponibilizado (ESDFF ou o seu NGSFF), o que é certo é que este SSD de 256 TB será o de maior capacidade até ao momento, tirando partido da conjugação da tecnologia 3D QLC NAND e do empilhamento (stacking) dos chips, resultando num SSD de tamanho compacto que, além da sua imensa capacidade, gastará menos sete vezes menos energia do que utilizar 8 SSDs convencionais de 32 TB (para obter a mesma capacidade).
Com dados mais concretos, a Samsung revelou também a nova família de SSDs para datacenters, PM9A3a, com interface PCIe 5.0 x4 e que possibilitam leituras a quase 15 GB/s, mais do dobro da geração PM9A3 que usava interface PCIe 4.0 x4, e com capacidades que vão dos 3.84 TB aos 30.72 TB.
Por agora será quase impensável ter um SSD de 256 TB num computador doméstico. Vamos tendo a possibilidade de adicionar SSDs de 2 TB (SATA e M.2) a menos de 100 euros e já não é mau - tendo em conta que, ainda recentemente era preciso pagar muito mais que isso por SSDs com 500 GB. Por outro lado, nem seria bom pensar no que seria ter que lidar com um disco de 256 TB cheio que avariasse... pelo que talvez não se deva ter muita pressa de chegar a esse ponto.
2023/08/11
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Eu achava, quando comecei a usar discos de 40MB e placas de extensão de 2MB e coprocessadores matemáticos 287 achava ter um computador (de facto uma série deles) de jeito. Com o que sei hoje é só uma questão de tempo até termos monstros desses.
ResponderEliminarcoprocessadores matemáticos 287?
ResponderEliminarhttps://www.google.com/search?q=coprocessadores+matem%C3%A1ticos+287
EliminarInteressante. Não conhecia. Obrigado.
Eliminar