2023/09/03

Avião supersónico Boom XB-1 aproxima-se do primeiro voo

Após muitos anos de desenvolvimento, o Boom XB-1 vai aproximando-se do seu primeiro voo no sentido de fazer regressar os voos supersónicos comerciais.

A Boom Technology tem passado os últimos anos a preparar-se para o momento mais crítico da sua história, com o voo inaugural do seu XB-1, um modelo do seu avião supersónico que irá validar a tecnologia e as suas capacidades de voar a velocidades superiores à do som. Desta vez, o avião saiu do seu hangar para demonstrar a sua capacidade de circular e manobrar na pista, o que foi superado sem qualquer incidente.

O avião tem como objectivo atingir velocidades de cruzeiro de Mach 2.2 (2.2 vezes a velocidade do som, ou cerca de 2700 km/h), e o primeiro teste irá ser feito sobre o deserto do Mojave - a mesma área onde em 1947 Chuck Yeager se tornou no primeiro humano a superar a barreira do som no Bell X-1. A Boom também já tem as devidas autorizações para que os pilotos de teste Bill "Doc" Shoemaker e Tristan "Gepetto" Brandenburg efectuem esse primeiro voo.


Se tudo correr como previsto, o objectivo será avançar para a construção de um avião em escala maior, o Overture com capacidade para até 80 passageiros, em 2026, com voo inaugural marcado para o ano seguinte. De acordo com a empresa, o avião atingirá Mach 1.7 e será capaz de fazer um voo entre Nova Iorque e Roma em 4 horas e 45 minutos - que actualmente demora 8 horas - e ir de São Francisco a Seul em 8 horas em vez das actuais 12 horas.

Marcará também o regresso das viagens supersónicas comerciais, que terminaram com o último voo do Concorde a 24 de Outubro de 2003.


Actualização: Já fez o primeiro voo.

2 comentários: