O site iFixit reviu a pontuação de reparabilidade atribuída ao iPhone 14, baixando-a de 7/10 para 4/10 devido à necessidade de autenticar as peças substituídas.
O iFixit tinha inicialmente atribuído uma pontuação de 7/10 ao iPhone 14, o que parecia validar a ideia de que a Apple estava a tornar os iPhones mais fáceis de reparar. Mas agora, tendo em conta todo o processo de emparelhamento e autenticação das peças substituídas, o site baixou essa pontuação para 4/10.
Aquilo que se poderia pensar ser algo simples, como trocar uma bateria, já não o é num iPhone. Trocar peças por peças não oficiais, incluindo coisas como a bateria, pode resultar em funcionalidades limitadas e popups chatos a informar que não estão a usar uma peça oficial. Para que isso fique resolvido, é necessário comprar peças oficiais e, depois de as instalarem, efectuar um processo de "emparelhamento" que regista na Apple qual a nova peça e autoriza o seu funcionamento em pleno.
Se por um lado se pode dizer que este tipo de medidas impede o uso de peças roubadas (na impossibilidade de se usarem iPhones roubados, floresceu o mercado de serem desmontados para se venderem as suas peças), por outro lado também torna impossível que uma pessoa possa recorrer a peças não oficiais para reparar o seu iPhone de forma mais económica. E não esquecer que, apesar da Apple dizer que facilita a reparação, fornecendo um kit para esse efeito, a verdade é que isso apenas é feito para servir como "desculpa" de que apoia as reparações, já que na prática todo o sistema é completamente inviável.
Por agora a Apple estará mais ocupada a mentalizar-se que os iPhones serão obrigados a permitir a instalação de app stores alternativas por exigência da UE; veremos se depois disso também terá que facilitar as reparações por via de alguma legislação do "Direito à Reparação", se não o fizer por iniciativa própria.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)