2023/10/23

Google prepara protecção de IP no Chrome

A Google está a preparar um sistema de protecção do IP para esconder a localização dos utilizadores.

Actualmente, quando alguém visita um site usando um browser convencional, dá ao servidor de destino o seu endereço IP que, invariavelmente, permite descobrir a sua localização aproximada, habitualmente num raio de várias centenas ou milhares de metros, mas potencialmente com maior precisão. Pode também ser usado para individualizar o visitante e fazer o seu tracking através de múltiplos sites. A única forma de evitar isso é através de uma VPN ou usando um browser Tor, mas o Chrome poderá em breve facilitar o processo.

A Google está a preparar uma opção "IP Protection" para o Chrome que vai esconder o endereço IP dos utilizadores. Em vez de revelar o endereço IP real, o serviço redireccionará as comunicações através de proxies, fazendo com que os servidores de destino apenas tenham acesso a um IP que indica a zona geográfica do utilizador mas sem qualquer possibilidade de saber que utilizador é.
Uma vez que é um sistema que mexe com alguns dos pressupostos base do funcionamento da web, a Google irá começar por fazer os testes com número bastante limitado de utilizadores e - por agora apenas para utilizadores com conta Google. Numa segunda fase a Google planeia aumentar ainda mais a privacidade com sistema de duplo proxy (ao estilo das redes Tor que fazem os dados passar por vários nós intermédios), em que um dos passos seria feito por um CDN externo, para que nem a Google pudesse ser acusada de continuar a fazer o tracking que diz estar a evitar.

Este sistema irá ser testado entre as versões do Chrome 119 e Chrome 225, pelo que ainda deverá demorar algum tempo até que seja lançada oficialmente para todos os utilizadores.

1 comentário:

  1. Utilizar CDN's intermediárias não fará grande coisa pela privacidade já que quem paga poderá ter, teoricamente, acesso à mesma aos IP's utilizados via CDN's que eles utilizarem... já que são eles que estão a pagar pelo serviço.
    E desta forma a Google consegue ver todo o tráfego que os seus clientes fazem pois obviamente eles conseguirão saber no mínimo dos mínimos o IP dos seus clientes, e se estiverem a utilizar smartphone Android com serviços Google activos poderão ter acesso a muitíssima mais informação.
    Os não clientes já dependerá do acesso que tiverem a sites de terceiros e correlações que consigam fazer.

    Só será útil para fins de privacidade se fizerem algo que permita que a própria pessoa possa adicionar proxies de terceiros da sua confiança de forma extremamente simples.
    Por outro lado se fosse uma coisa padrão (duvido) as empresas teriam de se adaptar a menos que quisessem bloquear milhares de milhões de utilizadores/ visitantes.

    ResponderEliminar