As vantagens das actualizações remotas nos veículos automóveis podem também tornar-se num pesadelo, na perspectiva de uma actualização errada poder encravar o carro. Infelizmente, foi precisamente o que se passou com a Rivian, que diz ter acidentalmente lançado uma actualização indevida que fez bloquear o sistema de infotainment das R1S e R1T.
Apesar dos veículos se manterem funcionais, com os elementos críticos a funcionarem de forma independente (incluindo coisas como o velocímetro, luzes, piscas, escovas, etc.) há muitos clientes que se queixam de que deixaram de poder recarregar as suas viaturas. Aliás, o comunicado da marca pede aos clientes afectados que não os recarreguem ou façam reset aos mesmos até que lhes seja dada mais informações sobre como prosseguir.
Speedometer, charging, backup cameras, locks, lights, wipers, and turn signals are all still functional with the 2023.42 error. pic.twitter.com/jDdg4fh6On
— RivianTrackr (@RivianSoftware) November 14, 2023
A grande questão é saber se a Rivian conseguirá corrigir este problema remotamente, pois se assim não for, e se for necessário visitar um centro especializado, as coisas complicar-se-ão ainda mais (especialmente para os clientes que estiverem a milhares de quilómetros do centro mais próximo, e ainda por cima não podendo recarregar os veículos). Mas, espera-se que mesmo sem actualização remota, a Rivian consiga lançar uma actualização que possa ser aplicada pelos utilizadores através de uma pen USB ou método equivalente.
O que é certo é que a Rivian precisa rever o processo de lançamento de actualizações, pois é inadmissível que um "pequeno lapso" possa resultar na distribuição de uma actualização inválida que tem este efeito nas viaturas.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)