2023/11/17

Apple combate abertura da App Store na Europa

Como era de prever, a Apple vai lutar "com unhas e dentes" para manter o iOS fechado a apps externas à App Store na UE.

Com o Digital Market Act da UE, a Apple vê-se obrigada a abrir o acesso ao iOS, tendo que permitir a instalação de apps nos iPhones e iPads através de app stores alternativas, ou directamente sem qualquer loja de apps. E, tal como fez com o iMessage, em que tem contestado a abertura do serviço, apresenta agora uma disputa oficial para manter o iOS fechado e acessível apenas através da App Store oficial.

Embora a disputa não tenha sido revelada, a Apple continua a fazer referência aos pontos do costume, de que está preocupada que a instalação de apps externas ponha em risco a segurança dos utilizadores. Uma pseudo-justificação que rapidamente pode ser desmontada usando a própria Apple como exemplo. Bastará olhar para o macOS, que apesar de ter uma App Store, também permite que os utilizadores instalem apps directamente. Quererá a Apple admitir que o macOS deixa os utilizadores em permanente risco de segurança?

O mais provável é que isto não passe de mais uma forma de tentar adiar, pelo máximo de tempo possível, a abertura do iOS à concorrência. Mas, parece inevitável que, tal como cedeu no suporte ao RCS (que adicionará aos iPhones em 2024), também vá ter que abrir o acesso ao iOS. E a verdade é que nem sequer seria preciso fazer tal alarido. Basta olhar para os Android, onde apesar de ser possível instalar apps directamente, a maioria dos utilizadores opta por se manter voluntariamente na Play Store oficial - e isso é algo que tem ainda mais probabilidades de acontecer entre os utilizadores de iPhones e iPads. Tal como em outras opções de escolha, importa relembrar que lá por se ter a opção de poder instalar uma app fora da App Store, não se está obrigado a fazê-lo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)