A Signal partilhou quanto é que o serviço de mensagens privadas custa, entre infraestrutura e custos com pessoal.
O serviço Signal é bastante popular entre os utilizadores mais preocupados com a privacidade, e que adopta a postura de não poder fornecer os dados que não guarda sobre os utilizadores, que dessa forma ficam a salvo de qualquer potencial infiltração por parte de hackers, ou de ordens dos tribunais por parte das autoridades. Mas, apesar de ser um serviço gratuito, o seu custo de funcionamento está longe de o ser.
Actualmente, o Signal gasta cerca de $14M por ano em infraestrutura e $19M em custos com o pessoal. Valor que em 2025 deverá subir para um total de $50M por ano. E apesar de estar registado com entidade não-lucrativa, obviamente necessita de encontrar formas de assegurar que estas contas são pagas, para se manter em actividade. Esta partilha dos custos de operação será também uma forma de sensibilizar os utilizadores para que eventualmente possam considerar fazer um donativo (até suporta donativos recorrentes).
O serviço relembra ter sido dos primeiros a colocar a privacidade dos utilizadores como ponto prioritário, tendo adoptado encriptação end-to-end há anos, até para coisas como os nomes de utilizador e fotos, significando que não os consegue ver mesmo que quisesse.
2023/11/17
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)