Todos sabemos como as coisas se comportam quando sujeitas a mais pressão - mas a níveis de pressão extremos, as coisas começam a ficar estranhas.
Uma das coisas fascinantes na física é a de podermos pegar num exemplo banal, como aumentar pressão, e ver até onde isso nos leva quando aplicamos forças cada vez maiores, e maiores, e maiores. Muitas vezes, acabamos com cenários onde o comportamento dos materiais deixa de seguir as regras a que estamos habituados, e é precisamente isso o que acontece à matéria quando sujeita a pressões ultra-elevadas, idênticas às que se podem encontrar no centro da Terra, ou ainda maiores.
Sem querer estragar a surpresa, já sabemos que a coisa irá terminar no processo de fusão que decorre no interior das estrelas, mas a viagem até lá continua a ser fascinante e repleta de surpresas, como os metais que se tornam transparentes, ou os gases que se tornam metais. E no vídeo que se segue, ficamos também a conhecer como é que um laboratório na Terra (o Center for Matter at Atomic Pressures - CMAP) consegue replicar essas condições.
2023/11/19
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Será que 1 cubo de gelo 18 num copo, arrefecia ou aquecia a bebida? :P
ResponderEliminar