2023/12/06

Google apresenta modelo AI Gemini

A Google apresentou o seu modelo AI Gemini, que diz superar todos os modelos actuais, incluindo o GPT-4 da OpenAI.

Apesar dos rumores que indicavam que a Google estaria a enfrentar dificuldades no seu modelo AI mais avançado, isso não impediu que a Google avançasse com o anúncio oficial do Gemini - talvez para não ficar atrás da Meta, que também apresentou uma série de novidades AI.

O Gemini chega em três variantes: o Gemini Nano, que pode correr localmente em smartphones; o Gemini Pro, que será utilizado pela Google na maioria dos seus serviços e passa a ser o cérebro por trás do Google Bard; e o Gemini Ultra, que a Google diz ser o modelo AI mais poderoso do momento.
A representação apresentada pela Google poderá ser melhor intepretada depois de passarem por aquela demonstração interactiva de um LLM.

Numa coisa os rumores parecem ter acertado, já que o Gemini por agora só fica disponível em inglês, com a capacidade noutras línguas a ficar prometida para o futuro. E tendo em conta que a Google tinha sido aparentemente apanhada desprevenida com o lançamento do ChatGPT há um ano, pode dizer-se que aproveitou bem o tempo para recuperar. O Gemini tem capacidade para lidar com texto, imagens e áudio, e nos testes apresentados pela Google, fica sempre à frente dos modelos AI de referência - incluindo o GPT-4.

Se não tiverem tempo para ver todos os vídeos, podem saltar directamente para o último para ficarem com uma ideia do que o Gemini consegue fazer.













Como sempre, tudo isto será em breve posto à prova, pelos "maquiavélicos" utilizadores que têm a inesgotável originalidade de testar os modelos AI muito para além daquilo que as empresas gostariam.


Actualização: afinal o vídeo mais impressionante da demonstração não foi feito da forma que é demonstrado.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)