Microsoft lança app Copilot para Android; Fossil desiste dos smarwatches Wear OS; Mozilla lança Llamafile para condensar modelos AI num único ficheiro executável; o crash test do Cybertruck; VW regressa aos botões físicos no ID.2; X e Google com publicidade a malware que rouba criptomoedas; e actualização de Natal da Tesla causa erros falsos da bateria de 12V.
Antes de passarmos às notícias, relembro que já arrancou o nosso mega-passatempo de Natal 2023 com 31 dias de prendas.
GPT-3.5 Turbo revelou endereços de email de jornalistas
Temos novo caso que demonstra a importância de se saber exactamente que dados foram usados para o treino dos modelos AI, com investigadores a conseguirem ultrapassar as regras de protecção de privacidade e conseguirem extrair dezenas de endereços de email de jornalistas do GPT-3.5 Turbo.Embora neste caso os endereços de email sejam, na sua maioria públicos, o problema é que o mesmo tipo de técnica poderá ser usada para extrair informação que seja bastante mais sensível e que não deveria ser exposta pelos modelos AI. Com casos assim, não é de admirar que existam pressões cada vez maiores para que as empresas AI sejam forçadas a revelar os dados usados para treinar os seus modelos.
Código fonte do GTA V publicado na véspera de Natal
Um ano após o grupo Lapsus$ ter infiltrado a Rockstar Games, e poucas semanas após a revelação do primeiro vídeo do GTA VI, foi publicado o código fonte do GTA V na véspera de Natal.Esta publicação parece ser uma forma de retaliar contra a condenação do hacker Arion Kurtaj do mesmo grupo, e que também tinha conseguido alguns vídeos iniciais do GTA VI em desenvolvimento, e que foi condenado a permanecer num hospital-prisão por tempo indefinido, até que os médicos considerem que já não "represente uma ameaça para a sociedade" - uma vez que, por agora, parecia empenhado em retomar as suas actividades assim que fosse colocado em liberdade.
Histórias para crianças geradas por AI geram caos nos direitos de autor
Começam a surgir modelos AI afinados para gerar histórias para crianças com base em histórias e personagens existentes, e que conseguem personalizar essas histórias com base no nome da criança a que se destinam e outros elementos. Mas com isso, chega também um pesadelo para os direitos de autor.Como se não bastasse a questão de se saber até que ponto um história derivada é aceitável ou não, temos casos em que temos modelos AI de uma empresa de um país, a ser usados por utilizadores noutro país, para recriar histórias baseadas em personagens de ainda outro país - fazendo com que não pareça haver qualquer forma clara para o impedir. Além disso, com os modelos AI personalizados a darem esta capacidade a qualquer pessoa que o deseje fazer, mesmo sem ter grandes conhecimentos técnicos, é o tipo de caixa de Pandora que já foi aberta e que será impossível voltar a fechar.
Curtas do dia
- China aprova mais 105 jogos
- Facebook Marketplace inundado de scammers
- Apple negoceia acesso a notícias para treinar os seus modelos AI
- Governo dos EUA não impede suspensão da venda de Apple Watches
Resumo da madrugada
- X e Google com publicidade a malware que rouba criptomoedas
- Mozilla lança Llamafile para condensar modelos AI num único ficheiro executável
- Kia EV9 chega a Portugal
- O crash test do Cybertruck
- VW regressa aos botões físicos no ID.2
- Como fazer uma mesa basculante de parede
- Bluesky chega à web e adopta borboleta como logo
- Campanha de phishing rouba contas Instagram via código de backup
- Feliz Natal 2023
- 9 tipos de suspensão testados em LEGO
- A gravidade demonstrada com bolas de metal
- Renault Scenic E-Tech já disponível para encomenda
- A evolução das tecnologias de ecrã OLED, LCD e Micro-LED
- Hot Wheels Monster Trucks Live Glow Party em Lisboa em Março
- Relógio de berlindes
- A incrível engenharia do Space Shuttle
- VW ID.7 recebe 5 estrelas no teste Euro NCAP
- Apple deverá vender 500 mil Vision Pro em 2024
- Wall of Flippers detecta ataques spam do Flipper Zero
- Actualização de Natal da Tesla causa erros falsos da bateria de 12V
- Powerbank Veger 30000 mAh a €29
- Ganha um bloco de tomadas vertical
- Fossil desiste dos smarwatches Wear OS
- Microsoft lança app Copilot para Android
- Apple lançou modelo LLM Ferret open-source
- HyperOS da Xiaomi pode chegar a 88 equipamentos
Curiosidade do dia: O browser Opera foi lançado em 1995, fazendo dele um dos mais antigos ainda em actividade. Até 2013 usou o seu próprio motor Presto, mas desde então passou a utilizar o Chromium que também serve de base ao Chrome e outros browsers.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)