2023/12/29

Sistemas de assistência à condução da Mercedes, BMW, Ford, GM e Tesla

O site Techchrunch comparou os actuais sistemas de assistência à condução da Mercedes, BMW, Ford, GM e Tesla, e os resultados podem não ser os esperados.

Apesar da Tesla ter conseguido criar a ideia dos carros autónomos com o seu Autopilot e infame modo FSD (Full Self Driving), um teste real mostra que os outros fabricantes também têm sistemas que funcionam bem nos cenários em que esses sistemas serão mais necessários (viagens longas em auto-estrada), e até de forma mais amigável que o da Tesla.

A grande diferença é que os fabricantes tradicionais têm optado por uma postura oposta à da Tesla, em que restringem o funcionamento do sistema apenas em estradas específicas, em vez de o permitirem fazer em todo o lado e "deixar que seja o condutor a desenrascar-se". Por outro lado, conseguem dispensar a necessidade de "fazer força" no volante para demonstrar que se está atento ou pronto a assumir o controlo. Mas a grande diferença é mesmo a gigantesca disparidade de preço, que faz com que o FSD da Tesla (ainda por cumprir o que promete há anos) torne todos os outros sistemas numa autêntica pechincha.

Pegando-se no sistema da BMW, por exemplo, as críticas são não efectuar a mudança automática de faixa (tem que ser confirmada manualmente dando-se o "pisca"), mas isso é algo que já fica corrigido nos novos modelos de 2024, em que bastará olhar para o espelho retrovisor para que isso sirva de confirmação para efectuar a manobra automaticamente, como se pode ver no vídeo abaixo - gravado em Portugal.


Enquanto isso, a Tesla volta a falhar mais uma promessa do FSD (não que alguém ainda leve as suas promessas a sério nessa área) adiando a actualização FSD v12 que dizia que seria disponibilizada ainda este ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)