2023/12/15

Tesla dá meros "retoques" no recall do Autopilot

O recall da Tesla nos EUA referente ao Autopilot vai apenas adicionar algumas pequenas alterações, mas que podem resultar numa grande penalização dos condutores.

A Tesla foi forçada a fazer um recall por pressão da NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration), mas não escondendo que faria contrariada, dizendo que o seu sistema já é suficientemente seguro. Daí que não seja surpresa que esta actualização pareça fazer o "mínimo dos mínimos".

Com base na lista de alterações feitas, eis o que os condutores Tesla nos EUA podem esperar:
  • Aumentar o tipo de letra dos avisos e mostrar a notificação em local mais visível (nos Model 3 e Model Y).
  • Opção de activação / desactivação com um único toque na haste, em vez de dois, para simplificar o processo.
  • Maior grau de atenção sobre o condutor na aproximação a semáforos e sinais STOP.
  • Política de suspensão que impede o uso do Autosteer por uma semana se o condutor acumular cinco desactivações forçadas do Autopilot.
Diria que algo como a primeira alteração, de aumentar o texto dos alertas, é um quase literal "não chateiem" da Tesla à NHTSA, mas o verdadeiro ponto principal é passar a penalizar significativamente os condutores que a Tesla considerar que são abusadores, impedindo o uso de uma funcionalidade pelo qual pagaram. Ignorando-se a questão dos utilizadores poderem ser injustamente penalizados por falhas do sistema, será esse o melhor caminho a seguir? Se se vai começar a limitar funcionalidades com base na (falta de) qualidade dos condutores, porque não analisar também se fazem travagens ou acelerações bruscas, ou se mudam de via de forma abrupta e criando situações de perigo, ou se conduzem continuamente com os máximos ligados à noite, ou se simplesmente nem sequer usam os piscas? Tudo isso poderia dar direito a restrições de funcionalidades, que podiam ir de coisas como aplicar um atraso de 30 segundos na abertura da porta para entrar no veículo, impedir o uso dos máximos, forçar a circulação com os 4 piscas ligados para sinalizar um condutor "arriscado", ou até ficar impedido de usar o A/C ou de regular a temperatura no interior do veículo.

... Tudo coisas que poderiam ser desbloqueadas mediante um rápido pagamento "in-car purchase" para limpar o cadastro... :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)