2024/01/28

Disney mostra piso ideal para Holodecks

A Disney mostrou o projecto HoloTile que permite que uma, ou mais(!), pessoas possam caminhar sem sair do lugar.

A Disney está a celebrar a entrada de um dos seus Imagineers - Lanny Smoot - no National Inventors Hall of Fame, o seu primeiro funcionário a fazê-lo depois do próprio Walt Disney (pela invenção da câmara multi-plano). Lanny foi responsável por centenas de invenções, mas aquela que está a gerar maior curiosidade é o HoloTile, um piso que tem a capacidade quase mágica de deixar que uma pessoa caminhe sem sair do sítio, ou movimentar a pessoa ou objectos para qualquer local, e também podendo fazê-lo de forma simultânea para diferentes pessoas e objectos a movimentarem-se em diferentes sentidos.
Tradicionalmente, este tipo de pisos recorria a tapetes omnidireccionais, ou sistemas que mantêm a pessoa presa num arnês com um piso "escorregadio" (como o Omni One da Virtuix). O primeiro tem como grande desvantagem ter uma enorme complexidade mecânica e não permitir que diferentes pessoas se movam em diferentes sentidos; o segundo apenas é adequado para pessoas individuais e que têm que ser "instaladas" no mecanismo. No entanto, neste HoloTile da Disney, o piso assume o padrão de pequenos elementos circulares de aparência simples, mas que conseguem deslocar a pessoa (ou objectos) de uma forma surpreendente.


Sem dúvida que iremos ver este HoloTile em acção nos parques da Disney, tanto para proporcionar experiências VR em que se pode caminhar livremente e aparentemente sem limites, como também para dar uma nova dimensão a espectáculos teatrais, onde podemos ver coisas a moverem-se "sozinhas" na vida real, tal como estamos habituados a ver nos filmes.


Actualização: Mais detalhes de como funciona o HoloTile

1 comentário:

  1. Mas uma pessoa em pé (tem de manter uma força necessaria para compensar o seu peso para se manter e, pé) e quando dá um passo para a frente está a empurrar o chão para trás e vencer a inercia da massa do corpo, e o nosso cérebro já sabe muito bem que força tem de fazer para atingir determinada velocidade (se for muito brusco e o chão for escorregadio pode até derrapar). Mas se o corpo não vai sair do mesmo lugar (como é o caso destes simuladores VR), não existe esta força de vencer a inercia, apenas existe as componentes de manter o corpo em pé compensando a força gravítica. O que inevitavelmente torna a experiencia menos real... (não sei se com inclinação do chão se consegue simular um bocado melhor..) vamos ver como vai evoluir.

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