2024/01/18

Haier manda remover plugins do Home Assistant para os seus produtos

A Haier, fabricante de electrodomésticos das marcas General Electrics, Hoover, Candy e outros, mandou remover do GitHub todos os plugins Home Assistant para os seus produtos.

A empresa é a mais recente a parecer não ter noção da forma como fazer as coisas (ou a simplesmente não querer saber), enviando uma carta "cease and desist" ameaçadora ao developer alemão Andre Basche que mantinha os plugins para integração com a app hOn da Haier. A empresa diz que estes plugins lhe causa enorme danos financeiros, violam direitos de autor, e usam os seus serviços de forma não autorizada.

Embora seja altamente discutível se estes plugins efectivamente violam qualquer copyright da empresa, o developer não parece estar disposto a seguir por esse caminho, optando por anunciar que iria remover os plugins do GitHub tal como está a ser exigido.
Obviamente, tratando-se de software open-source, a Haier vai ter muitas dificuldades em conseguir "parar" estes plugins. E sinal disso é que estes projectos já foram replicados mais de duas centenas de vezes.

O outro efeito que esta posição da empresa teve, é o de imediatamente ter causado grande indignação entre a comunidade Home Assistant, com mais de 300 mil utilizadores, e que já apelaram a um boicote às marcas da Haier.

1 comentário:

  1. Olhem da minha parte acabaram de perder um cliente!
    Procura-se marca que suporte a comunidade HomeAssistant em Portugal!

    ResponderEliminar