Segundo os dados da Counterpoint, as vendas dos smartphones topo de gama cresceram em 2023, com a Apple a manter-se na primeira posição.
A crise não é para todos, ou pelo menos parece não se fazer sentir no segmento dos smartphones com preço acima dos $600. Aqui, segundo os dados da Counterpoint Research, as vendas aumentaram 6% em 2023 face ao ano anterior, em contraste com a redução global do sector. Adicionalmente, cerca de 24% das vendas são agora referentes a equipamentos de segmento premium, com esta expansão a fazer sentir até em países tradicionalmente mais orientados para os dispositivos económicos.
A Apple continua a ocupar a primeira posição com vantagem extremamente confortável de 71% face à Samsung na segunda posição com 17% - apesar de ter perdido alguns pontos percentuais face aos 75% que deteve no ano anterior.
Talvez mais curioso é que na terceira posição esteja a Huawei, com um crescimento dos 3% para os 5%, muito certamente devido ao lançamento da sua gama mais recente com conectividade 5G apesar de todos os embargos de acesso a tecnologia avançada.
Na quarta e quinta posição temos a Xiaomi e a Oppo, com 2% e 1% respectivamente; mas sendo marcas que tradicionalmente têm maior peso nos modelos mais económicos.
2024/01/02
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)