O Bluesky, alternativa ao Twitter / X que usa o protocolo descentralizado AT, fica disponível para todos sem necessidade de convites.
O Bluesky tirou partido da fase de descontentamento com o Twitter após ter sido comprado por Elon Musk, mas a sua popularidade acabou também por ser limitada pelo sistema de convites que implementou para controlar as novas adesões. É algo que já deveria ter reconsiderado há muito, mas que só agora acontece.
Os utilizadores que quiserem aderir ou experimentar o Bluesky já o podem fazer sem necessidade de convites, podendo fazer parte desta rede descentralizada.
Apesar de ter tido mais de 3 milhões de registos, o Bluesky revela que tem cerca de 1.6 milhões de utilizadores activos. Mas o seu maior problema é que, apesar de usar um protocolo descentralizado que irá começar a abrir a terceiros este mês, este limita-se a replicar aquilo que já existe sob a forma do ActivityPub, protocolo standard descentralizado já usado pelo Mastodon e pelo Threads da Meta (embora o Threads também não tenha ainda realmente permitido a sua integração com serviços externos).
Apesar do Bluesky insistir que existe espaço no mercado para múltiplas redes sociais descentralizadas, isso é algo que só o tempo irá demonstrar se sim ou não.
2024/02/06
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)