2024/02/25

Grupo LockBit tem mais de €100M em Bitcoin

As autoridades que desmantelaram a rede do grupo de ransomware LockBit anunciaram que o grupo tem mais de 100 milhões de euros em Bitcoin.

Como parte da operação contra o LockBit, já se sabia que as autoridades se tinham apoderado de centenas de wallets de criptomoedas usadas pelo grupo. O que não se sabia era o valor que lá se encrontava, e que agora foi revelado.

O grupo usou mais de 30 mil endereços Bitcoin para gerir os pagamentos das vítimas e dos seus clientes, com mais de 500 a ainda estarem activos. Esses endereços permitem saber que o grupo recebeu mais de 110 milhões de euros entre Julho de 2022 e Fevereiro de 2024 (demonstrando como esta actividade é imensamente lucrativa), e o mais curioso é que o grupo mantém em carteira mais de 2200 BTC, que actualmente representam mais de 100 milhões de euros.
Estes valores não são apenas de resgates das vítimas do grupo, mas também dos 20% de comissão dos afiliados (já que o LockBit, como outros, funciona como "Ransomware-as-a-Service", disponibilizando o seu serviço a terceiros). Revelam ainda que os valores pagos pelas vítimas são mais elevados do que se pensava, e que são feitos na expectativa de que os dados roubados não sejam divulgados. No entanto, foi também descoberto que o grupo não apagava os dados roubados, mesmo depois das vítimas pagarem o resgate.

Apesar das autoridades terem desmantelado a rede do LockBit, os líderes do grupo e a maioria dos mais de 200 afiliados, continuam por identificar. Portanto, é bem provável que neste momento estejam já a preparar o lançamento da próxima "versão" do LockBit, com infraestrutura mais resistente.


Actualização: Tal como se previa, já regressaram ao activo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)