2024/02/28

Notícias do dia

Apple desiste do seu automóvel; ESP32-C6 vem com WiFi 6 e ZigBee; SwiftKey ganha filtros AR do Snapchat; vidro dos óculos Vision Pro está a estalar para alguns utilizadores; memórias do Google Photos vão aprender com os utilizadores; e actualização Windows de Fevereiro 2024 falha com erro 0x800F0922.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma coluna Anker Soundcore Mini.

Google está a pagar para editores copiarem artigos com AI

A Google está a receber atenção indesejada ao ter sido revelado um programa em que paga a editores para usarem ferramentas AI para copiarem e reescreverem artigos de forma automática.

Um representante da Google diz que essa descrição não é correcta, mas o processo de funcionamento parece demonstrar o contrário, dizendo-lhes para escolherem uma lista de sites cujos conteúdos gostem, e depois a ferramenta detectando novos artigos e podendo reescrevê-los com ajuda da AI com um só clique, bastando depois uma aprovação final:
To produce articles, publishers first compile a list of external websites that regularly produce news and reports relevant to their readership. These sources of original material are not asked for their consent to have their content scraped or notified of their participation in the process—a potentially troubling precedent, said Kint. When any of these indexed websites produce a new article, it appears on the platform dashboard. The publisher can then apply the gen AI tool to summarize the article, altering the language and style of the report to read like a news story. (...)
A human editor then scans the copy for accuracy before publishing three such stories per day. The program does not require that these AI-assisted articles be labeled.
Ao menos numa coisa a Google está a ser correcta: é a Google que está a pagar aos editores para usarem esta ferramenta AI beta, em vez da prática habitual generalizada no mercado, de fazer com que sejam os utilizadores e clientes a pagaram pelo privilégio de serem cobaias de serviços e produtos em estado beta.


Intel planeia chips de 1nm para 2027

A Intel tem estado a tentar recuperar nos processos de produção de chips - uma vez que tem ficado atrás de empresas como a TSMC, que já vai produzindo chips em processos de 3nm - e para isso diz estar preparada para começar a produzir chips de 1nm no final de 2027.

Para tal será necessário fazer uma grande recuperação, e é bastante provável que por essa altura também a TSMC já esteja a produzir nesse processo de fabrico (mesmo tendo em conta que existe uma grande variedade de elementos, e que nem todos os processos que anunciam "x nm" são equivalentes). O que é certo é que, a cada novo passo dado, os chips ficam mais pequenos (permitindo adicionar mais funcionalidades na mesma área) e eficientes, e isso será sempre bem vindo.


TikTok remove todas as músicas do Universal Music Publishing Group

Está a decorrer uma batalha interessante ao nível dos direitos e licenciamento de músicas. Não tendo conseguido renovar o acordo, o TikTok foi forçado a remover as músicas detidas ou distribuídas pelo Universal Music Group. Mas agora, dá um passo extra, removendo todas as músicas distribuídas pelo Universal Music Publishing Group, que abrange um universo bastante mais vasto de músicas.

É a velha batalha entre "donos de conteúdos" e "distribuidores", que aqui põe em conflito o maior grupo editorial musical e a mais mediática rede social do momento, que tem tido crescimento explosivo nos últimos anos. Com o TikTok a dar destaque a músicas de outros grupos, veremos quem será o primeiro a ceder, se o TikTok reconhece que "precisa" das músicas do UMPG, ou se é o Universal Music Group a reconhecer que precisa da exposição dada pelo TikTok.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O Tiny Core Linux é uma versão minimalista de um sistema operativo Linux, sucessor do Damn Small Linux, e cuja versão standard ocupa apenas 16 MB.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)