A Airbus apresentou publicamente o protótipo CityAirbus NextGen totalmente elétrico, cujo voo inaugural deverá acontecer ainda em 2024. Com duas toneladas, o CityAirbus possui uma envergadura de asa de aproximadamente 12 metros, foi desenvolvido para voar com um alcance de 80 km e atingir uma velocidade de cruzeiro de 120 km/h, o que o torna perfeitamente adequado para operar em grandes cidades e em diferentes missões.
A apresentação coincidiu com a abertura do novo centro de testes CityAirbus em Donauwörth (Alemanha), dedicado ao teste de sistemas para veículos elétricos de descolagem e aterragem vertical (eVTOL). O centro, que faz parte do investimento contínuo e de longo prazo da Airbus na área de Mobilidade Aérea Avançada (AAM), iniciou as suas operações com o arranque do CityAirbus NextGen em dezembro de 2023 e vai passar a ser utilizado para a realização dos restantes testes necessários antes do voo inaugural do protótipo marcado para o final do ano. Estes testes abrangem os motores elétricos com os seus oito rotores, bem como os restantes sistemas da aeronave, como os controlos de voo e os sistemas aviónicos.
Com tantas empresas e projectos nesta área, suspeito que vá ser aquele tipo de coisa que tem demorado a acontecer, mas assim que uma empresa iniciar operações comerciais com estas aeronaves de nova geração, muitas outras se seguirão a ritmo acelerado. Tendo em conta o custo imensamente mais reduzido destas aeronaves eléctricas em termos de manutenção, existe o potencial para uma imensa revolução a nível dos transportes rápidas a curta e média distância.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)