2024/03/08

Apple patenteia ecrãs dobráveis sem vincos

A Apple está a explorar os ecrãs dobráveis, mas não quer que tenham os vincos dos ecrãs dobráveis actuais.

Os equipamentos com ecrãs dobráveis têm tido muita procura (nem que seja pelo factor novidade), e também a Apple está a explorar essa tecnologia. Contrariamente às previsões de que o primeiro produto Apple com ecrã dobrável seja um MacBook em 2027, surgem indicações de que afinal poderemos ter um iPhone ou iPad dobrável em 2026, e com uma pequena mas significativa melhoria.

Uma patente da Apple revela que a marca da maçã está a tentar livrar-se dos vincos do ecrã na zona da dobragem, utilizando um processo que torna o ecrã mais fino nessa secção para ser mais flexível, reforçando-o com um polímero para que mantenha uma superfície totalmente plana quando aberto.
Embora não se possa dizer que esses vincos sejam problemáticos - raramente são notórios com o ecrã ligado - por vezes podem tornar-se inconvenientes, dependendo do ângulo da luz e do tipo de conteúdos apresentados. Também se podem fazer notar ao passar o dedo ou stylus sobre essa secção.

Se a Apple efectivamente conseguir evitar esses vincos, teria bons argumentos para dizer que os seus dobráveis são melhores que os dobráveis da concorrência. Mas, como se sabe, será apenas uma questão de tempo para que os seus concorrentes também apliquem um sistema idêntico para acabar com os vincos - isto se nenhum deles se antecipar e lançar um ecrã "anti-vincos" antes da própria Apple.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)