2024/03/14

CPU AMD Ryzen 9 7950X faz sucesso em nova vaga de criptomoedas

Com o valor das Bitcoin a atingir novos recordes, o mercado da mineração de criptomoedas volta-se para os CPUs da AMD como Ryzen 9 7950X.

Se a anterior vaga de subida das criptomoedas faz com que fosse difícil encontrar GPUs (levando até que os fabricantes limitassem deliberadamente o uso de GPUs para mineração), desta vez o que fica em risco de esgotar stocks são os CPUs da AMD.

O AMD Ryzen 9 7950X torna-se mais proveitoso para minerar algumas criptomoedas (como a Qubic/QBIC) que os mais potentes GPUs do momento, devido ao facto desse processamento tirar partido das instruções AVX2 e AVX512 que a arquitectura Zen 4 suporta - isto depois da Intel ter bloqueado as instruções AVX512 nos seus CPUs para forçar os clientes a comprarem CPUs Xeon se quisessem usufruir dessa capacidade. Segundo os cálculos de mineração, e devido ao actual valor elevado das criptomoedas, este CPU consegue render um lucro de $3 por dia, já descontando o custo da electricidade de correr o chip a 170 W, valor que pode subir ao se baixar o consumo para os 65-100 W, que normalmente não tem impacto significativo a nível do desempenho destas instruções.

Nos EUA já se torna difícil encontrar um AMD Ryzen 9 7950X, sendo de esperar que o mesmo venha a acontecer noutros países, à medida que se alastre o regresso à mineração das criptomoedas. E com a próxima geração Zen 5 a prometer o dobro do desempenho nas instruções AVX512, a AMD parece ficar com clientela assegurada para os seus chips - e ainda mais, se mais criptomoedas adoptarem algoritmos que beneficiem estas instruções.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)