2024/03/31

Missão MAGGIE quer colocar avião solar em Marte

Depois do Ingenuity ter demonstrado a viabilidade de voar em Marte, poderemos ter o MAGGIE a percorrer ainda maiores distâncias.

Apesar dos voos do Ingenuity aparentemente terem chegado ao fim, o helicóptero foi a primeira aeronave a voar noutro planeta e fez 72 voos com sucesso. E serviu como incentivo para que novas missões se aventurem na pouco densa atmosfera marciana.

O MAGGIE (Mars Aerial and Ground Intelligent Explorer) é um avião solar, concebido para voar em Marte durante um período de dois anos terrestres (um ano em Marte). A ideia é voar a uma altitude de mil metros, para explorar vastas áreas e tentar determinar zonas com metano, molécula que pode indicar a presença de vida, e que vai aparecendo ocasionalmente na atmosfera de Marte mas sem que se tenha conseguido ainda determinar a sua origem.

Esta aeronave poderá voar até 179 km numa única carga, levando a bordo uma série de sensores. Também tem capacidade para pousar em qualquer local onde seja necessário analisar amostras no solo. Para conseguir voar na pouco densa atmosfera marciana utiliza um inovador sistema que utiliza compressores para aumentar a pressão atmosférica na parte frontal das asas - sistema que será indispensável para que possa voar em todas as estações marcianas, especialmente no Inverno em que a pressão atmosférica baixa ainda mais.

Por agora, ainda terá que demonstrar a viabilidade desse sistema, inicialmente numa fase de demonstração de viabilidade, que caso seja bem sucedida dará lugar a uma fasde de dois anos de melhoria do projecto. Se tudo correr bem, talvez o possamos ver a voar em Marte na próxima década.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)