2024/03/01

Notícias do dia

Apple desiste dos ecrãs micro LED; Meta remove secção de notícias do Facebook; Setapp abre app store alternativa para iOS; Chrome melhora sugestões nas pesquisas; e Brave lança assistente AI Leo em Android.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma coluna Anker Soundcore Mini.

Musk processa OpenAI por ir atrás dos lucros

Elon Musk está a processar a OpenAI e Sam Altman, dizendo que quebraram os acordos contratuais ao estarem mais interessados nos lucros do que nos princípios iniciais da sua missão "não lucrativa" de criar sistemas AI que beneficiassem a humanidade.

Não é segredo que Musk, um dos investidores iniciais da OpenAI e seu co-fundador, não apreciou ter sido afastado da empresa; tendo acabado por criar a sua própria X.ai em resposta a isso, e depois de ter apelado a uma "pausa de 6 meses" no desenvolvimento de sistemas AI (para ganhar tempo na criação do seu próprio modelo AI, que resultou no Grok). Agora, queixa-se que a OpenAI está a utilizar os seus sistemas AI ao serviço da Microsoft, e utilizando-a para aumentar os seus lucros, em vez do "benefício da humanidade" a que se tinham comprometido.

Já imagino que a sua defesa seja: "para ajudarmos a humanidade precisamos de ter dinheiro". :)


Google quis fazer parceria com a Meta para VR - mas a Meta declinou

A Google contactou a Meta o ano passado, com a proposta de trabalharem em conjunto na criação de uma plataforma Android XR dedicada à realidade virtual e realidade aumentada. Uma proposta que a Meta recusou, e facilmente se percebendo porquê.

Enquanto a Meta tem apostado fortemente neste sector desde a aquisição da Oculus (nascida de um projecto no Kickstarter), do lado da Google as coisas têm sido "as do costume". A Google já fez fortes apostas neste sector (basta lembrar o quanto impulsionou o VR com os seus óculos de cartão acessíveis, e coisas como o Project Tango), como depois muda de ideias e abandona os projectos. Nesta fase, esta parceria seria quase totalmente do interesse da Google sem qualquer vantagem para o lado da Meta - que quando muito ficaria exposta à (muito provável) mudança de ideias da Google daqui por algum tempo.


Google bloqueia RCS em Androids com root

A transição para o RCS - a evolução dos SMS que os torna equivalente às apps de mensagens modernas (com transferências de ficheiros, fotos de alta, qualidade, indicadores de leitura, etc.) - vai ser acompanhada por alguns efeitos secundários indesejados. A Google está a bloquear o RCS em smartphones Android com root ou ROMs modificadas, dizendo que isso se deve aos requisitos de segurança do sistema RCS.

Estes smartphones também já se encontram bloqueados de usar serviços como o Google Wallet para pagamentos, e poderão continuar a usar outras apps e serviços de mensagens (como o WhatsApp, Telegram, etc.), ou até usar os SMS e MMS tradicionais.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A distância dos satélites geoestacionários (numa órbita de 35.7 mil quilómetros) faz com que a latência das comunicações seja superior a 500 ms. Algo que os torna desadequados para aplicações onde seja necessário obter respostas rápidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)