2024/03/13

Notícias do dia

Instalação directa de apps no iOS leva 15 passos - e vários ecrãs a assustar; Spotify estreia vídeos mas Portugal fica de fora; WhatsApp começa a bloquear capturas de ecrã das fotos dos utilizadores; e Brave para iOS cresce 50% com ecrã de selecção de browser.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um mini powerbank Bogseth de 10000 mAh.

EUA aprovam lei anti-TikTok

Nos EUA a luta a favor e contra o TikTok continua, com uma votação quase total a favor da sua proibição (352 vs 65) a não ser que o serviço corte todos os laços com a casa-mãe, a empresa chinesa ByteDance.

A legislação ainda terá que passar no Senado, onde se espera que surjam os verdadeiros problemas, já que existem dúvidas quanto à constitucionalidade desta medida, que pode ir contra o direito de liberdade de expressão; e havendo também os que acusem a medida de poder ser utilizada no futuro para silenciar qualquer outro serviço que não seja do agrado do partido governante. Também não deixará de ser curioso que Donald Trump, tradicionalmente anti-China, desta vez se esteja a assumir como defensor do TikTok, dizendo que o verdadeiro inimigo do povo americano é o Facebook e o Mark "Zuckerschmuck".


Cerebras revela mega-chip WSE-3

A Cerebras, que se tem dedicado ao fabrico de mega-chips (o seu anterior WSE-2 tinha 850 mil cores e 2.6 biliões de transístores), revelou o novo WSE-3 (Wafer Scale Engine 3).

Como seria de imaginar, os números são impressiontes, com o chip a ter o quase o tamanho de um wafer de silício de 12" na totalidade, 900 mil cores, e graças a ter passado para de um processo de 7nm para 5nm, passou de 2.6 para 4 biliões de transístores. O desempenho duplica, passando de 62.5 petaFLOPs para 125 petaFLOPS, tornando-o num chip apetecível para actividades como o treino de modelos AI.


Microsoft unifica Teams para trabalho e uso pessoal

A Microsoft parece ter ouvido os utilizadores e vai finalmente disponibilizar uma versão do Microsoft Teams que lida com ambos os casos, permitindo a fácil selecção das contas de trabalho e conta pessoal na mesma app.

A app permite usar simultaneamente o Teams com diferentes contas, podendo até criar-se atalhos com icons diferentes na taskbar para cada caso. No entanto, será necessário esperar por uma "actualização futura" para poder ligar-se a uma reunião sem fazer sign-in.

Com isto, também se acabará a confusão de ter múltiplas apps Teams (Temas e Teams Free), passando a haver apenas uma única app Microsoft Teams, que deverá chegar na actualização 24h2 do Windows 11 - a tal que deixará de funcionar nos computadores antigos.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O CPU Intel Pentium foi lançado em 1993 como sucessor do Intel 486. Trabalhava a uns velozes 66MHz e era feito num processo de 0.8µm (800nm) - para comparação, os mais recentes chips da Intel podem superar os 5GHz (5000MHz) e chips como o Snadragon 888 e Apple M1 e A14 são feitos usando um processo de 5nm.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)