2024/03/04

Notícias do dia

Europa surpreende Apple com multa de €1.8B na Europa no caso Spotify; Google Drive melhora streaming de vídeos; app Photomath passa para a Google; Apple lança MacBook Air com chip M3; smartphones Android como webcam no Windows 11; Apple diz que entidades e utilizadores europeus estão preocupados com lojas alternativas no iOS, mas recua na remoção de web apps no iOS 17; Tesla Superchargers mais caros para não-Teslas nos EUA a não ser que se tenha subscrição; e videocampainhas Aiwit deixam câmaras expostas ao mundo.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma coluna Anker Soundcore Mini.

Emulador Yuzu encerra após processo da Nintendo

O mais popular emulador de Nintendo Switch, Yuzu, foi alvo de um processo da Nintendo, que resultou naquilo que se pode considerar uma "rendição total e incondicional".

Embora contasse com o apoio de fãs, os responsáveis pelo emulador nem sequer tentaram combater o caso nos tribunais, aceitando pagar uma indemnização de $2.4 milhões à Nintendo e também admitindo publicamente que o emulador se destinava a "contornar os sistemas de protecção e facilitar o acesso a jogos da Nintendo Switch", tal como a Nintendo pretendia. Ficam também permanentemente impedidos de continuar qualquer tipo de trabalho no Yuzu ou qualquer ferramenta que tente ultrapassar as protecção da Nintendo.

Embora dificilmente seja o fim dos emuladores de consolas Nintendo, é no entanto um rude golpe que terá certamente repercussões entre todos os que se dedicam aos emuladores.


Anthropic lança Claude 3

A guerra no sector da Inteligência Artificial continua imparável, e a Anthropic apresentou o seu mais recente e poderoso assistente AI, o Claude 3.

O Claude 3 pode lidar com texto, documentos, fotos e vídeo, e lidar com textos com cerca de 200 mil palavras (a versão anterior ficava-se pelas 75 mil, e o ChatGPT só 3 mil palavras). O assistente fica disponível em três variantes, Claude 3 Opus, Sonnet e Haiku, com o Opus a ser o mais capaz e a, segundo a Anthtropic, superar o GPT-4 da OpenAI e Gemini Ultra da Google.


Google Maps começa a mostrar entradas de edifícios

O Google Maps está a começar a indicar as portas de entrada e saída de eficícios, facilitando o processo de planeamento e navegação para se saber onde nos devemos dirigir.

Embora por agora estes indicadores das portas de acesso ainda não estejam generalizados, são algo que a maioria dos utilizadores apreciará - especialmente no caso de edifícios de grandes dimensões e com acesso através de múltiplas ruas. Embora seja possível dar um salto ao Street View para tentar identificar o ponto de entrada, a sua exibição na vista do mapa tornará o processo bastante mais imediato e eficiente. Resta agora esperar que estes indicadores se alastrem rapidamente a todos os edifícios (provavelmente a Google estará a utilizar reconhecimento AI nas imagens do Street View para identificar estes elementos).


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: Antes de ter mudado o nome para "International Business Machines" em 1924, a IBM passou mais de uma década com o nome original de Computing-Tabulating-Recording Company

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)