Euro NCAP exige botões físicos nos carros para obterem 5 estrelas na segurança; Instagram ganha edição de mensagens privadas; ChatGPT ganha voz para ler respostas; Ikea começa a testar Matter no hub Dirigera; e assistente AI Claude 3 Opus da Anthropic suspeitou estar a ser testado por humanos.
Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma luz LED para armários.
Facebook, Instagram e Threads estiveram em baixo
A Meta pregou um susto aos utilizadores do Facebook, Instagram e Threads, ao atirá-los para fora das suas contas e dizendo que não podiam fazer login. Para muitos utilizadores, a suspeita imediata era a de que tinham sido alvo de um roubo de conta, mas felizmente não foi o caso. Foi apenas um problema temporário nos serviços da Meta, que afectou os sistemas de login e vários outros, e que faz com que os seus principais serviços - Facebook, Instagram, Threads - ficassem inacessíveis durante algum tempo.Nesta altura já parece estar tudo regularizado, faltando agora saber, por curiosidade, o que terá estado na origem desta falha.
Chips MediaTek lideraram no final de 2023
A aposta da MediaTek parece estar a resultar, com a empresa a ter aumentado a sua liderança em termos de volume. Segundo os dados da Canalys, a MediaTek equipou 117 milhões de smartphones no último trimestre de 2024, à frente da Apple com 78 milhões e Qualcomm com 69 milhões; e tendo conseguido um crescimento de 21% face ao ano anterior.Já na parte dos lucros, a Apple domina confortavelmente, ficando na primeira posição com 87 mil milhões de dólares, quase três vezes o valor do segundo classificado, a Qualcomm com 30 mil milhões, ficando a MediaTek em terceiro com 23 mil milhões.
Google reforça combate aos sites de spam
Se têm notado que os resultados no Google já não são aquilo que eram noutros tempos, não estão sozinhos, e a própria Google vem reconhecer isso dizendo que está a implementar novos sistemas para reduzir a quantidade de sites de spam e de baixa qualidade que aparecem nos resultados das pesquisas. Se os sites de spam são uma presença "desde sempre na internet" (inicialmente mantidos à custa de pessoas que debitavam centenas ou milhares de artigos a baixo custo), mais recentemente isso aumentou exponencialmente graças à massificação das ferramentas AI. Para lidar com esta nova realidade, a Google vai fazer algumas alterações.A Google vai penalizar sites que criam centenas ou milhares de artigos de baixa qualidade por dia; também penalizará sites que tenham boa reputação mas que cedam secções do site para conteúdos de spam; e por fim, também promete lidar com os sites de spam que se aproveitam de domínios expirados com boa reputação, e tiram partido disso apesar de serem completamente spam. Alterações que se pode dizer que já deveriam ter sido feitas há muito, e que se arriscam a chegar numa altura em que se pode estar a assistir a uma transição para resultados fornecidos por assistentes AI em vez dos resultados "à Google".
Curtas do dia
- Cloudflare lança firewall para modelos AI
- Microsoft prepara Surface Pro 10 com ecrã OLED
- Bitcoin atinge novo recorde com valor acima dos $69K
- Ransomware BlackCat simula ter sido encerrado pelas autoridades
Resumo da madrugada
- Drone vs F1
- Ganha uma luz LED para armários
- Nothing Phone (2a) chega por €349
- ChatGPT ganha voz para ler respostas
- Ikea começa a testar Matter no hub Dirigera
- Instagram ganha edição de mensagens privadas
- Disco externo Seagate Portable Drive 5TB a €141
- Vodafone oferece 50 GB de dados móveis até final de Março
- AI Claude 3 Opus suspeitou estar a ser testado por humanos
- Euro NCAP exige botões físicos nos carros para obterem 5 estrelas na segurança
Curiosidade do dia: A Sony foi fundada em 1946, sob o nome Tokyo Tsushin Kogyo. A empresa viria a criar o primeiro gravador de fita magnética japonês, e em 1958 mudaria de nome para Sony, derivado de "sonus", latim para som.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)