O WhatsApp está a começar a impedir a captura de ecrã na secção da foto do perfil dos utilizadores.
O WhatsApp parece querer demonstrar serviço a favor da privacidade da forma mais angustiante para os utilizadores, impedindo que tirem partido da prática funcionalidade da captura de ecrã. Quem tentar fazê-lo na secção que mostra a foto do utilizador será confrontado com a mensagem de que tal não é possível ou, de forma semelhante, ficando apenas com uma imagem em branco na área de transferência.
Embora a ideia possa ser bem intencionada, impedir a captura de ecrã é completamente inconsequente em termos práticos, já que qualquer pessoa que deseje fazê-lo para fins abusivos continuará a arranjar formas de o fazer (desde tirando uma foto ao ecrã com outro smartphone, a usar o WhatsApp na web onde não existe essa limitação). Por outro lado, impede que os utilizadores tenham acesso a uma funcionalidade que esperariam poder usar no seu smartphone, por exemplo, para copiarem a foto para a adicionarem à sua lista de contactos (nos casos em que não aceitam que o WhatsApp tenha acesso a ela para o fazer directamente).
Muito mais eficaz teria sido o WhatsApp apresentar uma sugestão para que os utilizadores verificassem a quem deram permissão de ver a sua foto, que pode ser ajustada em Settings > Privacy > Profile Photo de modo a ser visível por todos, só os contactos, só os contactos com algumas excepções, ou por ninguém.
Será fortemente recomendado que só permitam o acesso aos contactos, e o mesmo para o resto das coisas, como o Status, About, e informação sobre se está online ou quando foi a última vez que esteve. Informações que também têm imenso potencial para ser abusadas se forem deixadas visíveis publicamente.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)