No iOS os utilizadores podem escolher browsers alternativos ao Safari para serem usados como browser do sistema, mas a Apple nem sequer tenta esconder a preferência que dá ao seu próprio browser.
Ainda antes de a isso ser obrigada pela UE, que agora obriga a Apple a apresentar um ecrã de selecção de browsers alternativos na configuração inicial de um iPhone, a Apple permitiu que os utilizadores escolhessem um browser "default" alternativo ao iOS. Mesmo tendo em conta que todos os browsers alternativos continuam (ou continuavam) a estar obrigados a usar o mesmo motor WebKit do sistema utilizado pelo Safari, a Apple ia ainda mais longe a nível de complicar este processo ao máximo para tentar assegurar que os utilizadores se mantinham no Safari.
A situação até teria piada se não fosse totalmente ridícula, como descreve a Open Web Advocacy. Um utilizador que queira mudar o browser pré-definido do sistema não terá qualquer sorte em ir aos settings do iOS e tentar encontrar um local definido para escolher o browser pretendido, nem mesmo se tentar pesquisar por "default browser" ou até simplesmente "browser". Não, para o fazer terá que visitar a secção de definições de cada browser, e só aí encontrará a opção para escolher o browser. Numa perspectiva mais técnica, a Apple também não dá qualquer forma de um novo browser poder dar ao utilizador forma de ser escolhido como default, nem tão pouco de saber se já são o browser pré-definido.
Mas há um pormenor que demonstra a verdadeira maliciosidade da Apple nesta questão dos browsers. A página dos settings do Safari apresenta a a opção para mudar o browser pré-definido quando o utilizador tem activado um browser alternativo, mas esconde a opção de mudar o browser no caso de ser o próprio Safari!
Este mesmo comportamento tem sido notório em muitas outras áreas que contrariem a vontade da Apple (e dos utilizadores), como o processo de instalação e escolha de app stores alternativas ou de instalação de apps directamente de um site, ou de como atrasa as actualizações de apps que tenham por hábito reclamar da Apple (recentemente o Spotify teve uma actualização em espera durante semanas sem que fosse dada qualquer justificação).
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Birrinha de meninos mimados...
ResponderEliminar💩💩