2024/04/10

Browsers alternativos para iOS registam aumento de utilizadores na UE

Nem seria necessário dizê-lo, mas eis a confirmação: o ecrã de sugestão de browsers alternativos resulta e tem feito aumentar o número de utilizadores desses browsers nos iPhones.

Por imposição do DMA na Europa, a Apple foi forçada a apresentar um ecrã com sugestão de browsers alternativos, que mostra uma selecção dos browsers mais populares em cada região, e por ordem aleatória para que não haja favoritismos. O resultado não se fez esperar, com browsers como o Brave e o Opera a anunciarem aumentos significativos no número de utilizadores na UE, e isso tem sido sentido por todos os browsers.

Até browsers menos conhecidos, como o Aloha (de uma empresa no Chipre) diz ter registado um aumento de 250% nos utilizadores europeus em Março.

Ainda assim, as empresas criticam a forma como a Apple tem apresentado o ecrã de selecção do browser, dizendo que demonstra total "má vontade" com esta exigência. O ecrã de selecção de browser apenas surge quando um utilizador começa por abrir o Safari, e sendo-lhe apresentado o ecrã de escolha de browser sem que seja disponibilizada qualquer informação adicional ou contexto para essa escolha. Outros queixam-se de que a Apple tem demorado bastante mais tempo que o normal a disponibilizar as actualizações para os browsers alternativos - a que se junta o Spotify, que teve um actualização bloqueada durante semanas sem qualquer explicação, apesar da Apple prometer que as actualizações são aprovadas ou recusadas em poucos dias.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)